<b>Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização</b>

Autores

  • Rodrigo Dalla Vecchia
  • Marcus Vinicius Maltempi UNESP

Resumo

Resumo Neste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. Em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. Palavras-Chave: Problema. Realidade. Virtual. Ensino de Matemática. Abstract,/b> In this paper, we build a theoretical-philosophical interlacing that aims to discuss the relationship between Mathematical Modeling and the reality of the cyberworld. This reality is particularly viewed as a possible vector of virtualization, i.e. as an element that enables the transformation of the perception of the problem involving a particular situation or entity. To do so, we make an association between mathematical modeling and transformations that involve the ways of being denoted by real, possible, current and virtual, through the four Aristotelian causes. Complementing this association, we assume a conception of problem that allows a consolidation among the established relationships and also a conception of reality that sees the cyberworld as one of its dimensions. Finally, we present an example of mathematical modeling from the classroom, aiming to characterize the reality of the cyberworld as a vector of virtualization. Keywords: Problem. Reality. Virtual. Mathematics Education.

Biografia do Autor

Rodrigo Dalla Vecchia

Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, SP, Brasil. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Membro do Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade (AMAIIS).

Marcus Vinicius Maltempi, UNESP

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro, SP, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Publicado

2013-01-28

Edição

Seção

ARTIGOS