<b>O Euclides e Seus Rivais Modernos, de Lewis Carroll (1879): uma apresentação</b>

Autores

  • Rafael Montoito
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP, Bauru-SP-Brasil

Resumo

Resumo A intenção deste artigo é apresentar para o leitor brasileiro o livro Euclides e Seus Rivais Modernos, de Lewis Carroll, publicado em 1879 e recentemente traduzido para o português. A apresentação se inicia com a discussão sobre qual edição d’Os Elementos, de Euclides, Carroll usou como guia de referência para compor seu texto, do que seguem algumas considerações sobre o estilo teatral usado por ele para compor esta obra, julgando que talvez essa opção manifeste, também neste caso, a influência shakespeareana percebida em outros de seus textos. A apresentação proposta pelo artigo termina com uma discussão resumida do corpus do livro. Palavras-chave: Euclides e Seus Rivais Modernos. Lewis Carroll. Exame Hermenêutico. Teatro. Geometria.

Biografia do Autor

Rafael Montoito

Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, . Docente do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense (IFSUL), Coordenadoria de Matemática (CINAT - Matemática), inserir o nome da cidade, Rio Grande do Sul, Brasil

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP, Bauru-SP-Brasil

Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Docente da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, e dos Programas de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, e Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Publicado

2015-01-05

Edição

Seção

ARTIGOS