MAPEAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO (SP) EMPREGANDO A TÉCNICA

  • Andresa Oliva Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geocências e Ciências exatas
  • Chang Hung Kiang Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geocências e Ciências exatas
Palavras-chave: Geofísica Aplicada, eletrorresistividade, sondagem elétrica vertical, mapa potenciométrico, Aqüífero

Resumo

Este trabalho mostra os resultados obtidos com ensaios geofísicos realizados no Município de Rio Claro (SP) para mapear o lençol freático e delimitar as possíveis áreas de recarga e descarga do Aqüífero Rio Claro. Para tanto, utilizou-se um grande número de ensaios geofísicos, uma vez que não seria adequado gerar um mapa potenciométrico com o pequeno número de poços existentes na área. Os ensaios geofísicos foram executados pelo método de eletrorresistividade, utilizando-se da técnica de sondagem elétrica vertical (SEV) com arranjo Schlumberger. A superfície do lençol freático, na área de estudo, constituída pela Formação Rio Claro, composta de sedimentos arenosos com intercalações de camadas centimétricas argilosas, está situado entre as cotas 566 e 669 m. O fluxo das águas subterrâneas é orientado a partir das cotas altas (norte da área) para as cotas baixas (sul e sudoeste da área) e acompanha, grosso modo, a topografia local. Palavras-chave: Geofísica Aplicada, eletrorresistividade, sondagem elétrica vertical, mapa potenciométrico, Aqüífero Rio Claro.

Biografia do Autor

Andresa Oliva, Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geocências e Ciências exatas
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). , atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica (eletrorresistividade), hidroquímica, hidrofaciologia e geoquímica.
Chang Hung Kiang, Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geocências e Ciências exatas
Graduado em Geologia - Instituto de Geociências - USP(1974), Mestre em Geologia - Northwestern University (1978) e PhD em Geologia - Northwestern University (1983). Livre Docente - UNESP (1997). Atualmente é professor associado do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro e coordenador do Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC) do Departamento de Geologia Aplicada (DGA/IGCE) e associado ao Centro de Estudos Ambientais (CEA/UNESP). É assessor científico ad-hoc da FAPESP, CAPES e CNPq e membro do corpo consultivo das Revistas: Águas Subterrâneas, Terrae - Geoscience, Geography, Environment, Ciências Agrárias e Ambientais e Holos Environment
Publicado
2008-09-24
Seção
Artigos