Sobre a Revista
SOBRE O PERIÓDICO
Breve histórico
Geociências é uma revista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), publicada pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), de Rio Claro. O objetivo da revista é divulgar trabalhos sobre temas das Geociências e das Ciências Ambientais, básicos e de aplicação, de interesse para a comunidade geocientífica e profissionais em geral, que está aberta para autores da Unesp e de outras instituições ou empresas, do país e do exterior. Desde a sua criação, em 1982, vem buscando sistematicamente se adaptar às exigências de qualidade impostas pelo meio científico e tecnológico nacional. Em 1992 se projetou além da Unesp, período em que foi introduzido um Comitê Editorial e a publicação passou a ser semestral. No ano 2000, com o volume 19 (1), ocorreu a modernização de layout, expansão do Corpo Editorial e a reformulação das normas para publicação de trabalhos, objetivando ajustar-se aos padrões hoje adotados, garantir a qualidade e o sucesso da publicação, adequando-se aos avanços tecnológicos disponíveis. Buscando atender da melhor forma possível a comunidade, no ano de 2005 a periodicidade passou a ser quadrimestral e, a partir de 2006, trimestral. A partir de 2005, a publicação e sua divulgação passaram a ser realizada de forma impressa e digital, perdurando até 2009. A partir de 2010, passaram a ser publicados apenas no formato digital. O Corpo Editorial da Geociências trabalha para que toda submissão, avaliação e divulgação seja realizada de forma eletrônica pelo Open Journal Systems (OJS). Atualmente, busca ampliar sua projeção em termos internacionais, aumentando a publicação de artigos em língua inglesa e espanhola, buscando maior visibilidade e maior inserção na comunidade geocientífica nacional e internacional. Está ranqueada no QualisCAPES no extrato B2.
Conformidade com a Ciência Aberta
A Revista GEOCIÊNCIAS está comprometido com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, que estabelece formas de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação. A Ciência Aberta visa a transparência dos processos e a disponibilização dos fundamentos da pesquisa, tais como métodos, rotinas e dados que suportaram a sua realização.
Ética na Publicação
No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.
Foco e escopo
O objetivo da revista é divulgar trabalhos sobre temas de Geociências, incluindo Geologia, Geografia Física e Ciências Ambientais, com grande enfoque nos temas relacionados ao Meio Ambiente, com abordagens básicas e de aplicação, de interesse para a comunidade geocientífica e a sociedade em geral. Para tal finalidade, podem ser aceitos para publicação artigos para divulgação de dados e resultados originais e inéditos de pesquisas científicas.
Fontes de Indexação
Scopus
Latindex
EZB
PERIODICA
PPGeo – Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências
Miguilim
CAPES Periódicos
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: geociências
- Publicação de: Unesp – Universidade Estadual Paulista
Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Rio Claro - Periodicidade: Trimestral
- Modalidade de publicação: Publicação por números trimestrais e volume anual
- Ano de criação do periódico: 1982
POLÍTICA EDITORIAL
Processo de Avaliação por Pares
A política editorial d Revista GEOCIÊNCIAS define os seguintes critérios para avaliação das submissões: atendimento às exigências de formatação; originalidade; relevância temática; clareza e precisão na definição dos objetivos; consistências teórica e metodológica do conteúdo; rigor analítico; atualidade; qualidade do texto; e adequação ao escopo editorial. O texto pode ser submetido em português, espanhol e inglês.
Os trabalhos submetidos passam por duas fases de avaliação:
- a primeira consiste na triagem realizada pelo Corpo Editorial, que examina a adequação do trabalho ao escopo do periódico e analisam seu grau de similaridade e o potencial para publicação;
- a segunda fase consiste no processo de avaliação pelos pares, com indicação pelos Editores Associados de, ao menos, dois revisores em avaliação duplo-anonimizada.
Um artigo pode ser recusado na primeira fase de avaliação. Caso o artigo alcance a segunda fase do processo de avaliação, compete aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Reitera-se que os pareceres do Editor Associado e dos revisores têm natureza consultiva. O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender:
1) aprovação;
2) aprovação com pequenas modificações;
3) nova submissão após grandes modificações; ou
4) rejeição.
A “aprovação com pequenas modificações” implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial. A indicação de “nova submissão após grandes modificações” implica, se ressubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.
Os autores, na submissão do artigo no sistema editorial, ou após a aprovação final do artigo, deverão encaminhar termo de compromisso e cessão de direitos, declarando que o artigo se refere a uma pesquisa original não publicada, e que permitem a publicação do original em edição específica da Revista GEOCIÊNCIAS (cessão de direitos).
Dados Abertos
Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, caso pertinente à avaliação de uma submissão, será solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.
O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas.
Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados.
Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.
Cobrança de Taxas
A Revista GEOCIÊNCIAS não cobra taxas de submissão ou de publicação, contando com o financiamento da própria Unesp e de agências como CAPES e CNPq, o que pode ser inviabilizado, caso essas fontes não mantenham seu apoio.
Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação
No ato de submissão de um artigo para publicação na Revista GEOCIÊNCIAS, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.
Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.
Quanto à autoria do trabalho, são identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo de aceite para publicação.
Antes da publicação do artigo e a pedido do Corpo Editorial, os autores deverão realizar uma revisão final de seus textos.
Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas. No caso de correções motivadas por negligência dos autores na revisão final de seu artigo, será cobrada dos autores os valores operacionais para a produção e publicação de uma errata.
Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, a Revista GEOCIÊNCIAS utiliza o software Turnitin, que produz um relatório de similaridades associado a uma pontuação em porcentagem, que varia de 0% a 100%. Todos os artigos que ultrapassarem 25% de similaridade, incluindo a autocitação, serão analisados pelos Corpo Editorial, que solicitarão posicionamento dos autores, caso necessário.
Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados.
Política sobre Conflito de Interesses
É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.
Desta forma espera-se:
Autores: Quando submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Devem reconhecer todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Caso os autores considerem que haja potencial conflito de interesses, devem informá-lo em documento próprio anexado à plataforma de submissão.
Avaliadores: Devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesses que poderiam influenciar em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.
Editores: Devem declarar os potenciais conflitos de interesse na avaliação dos manuscritos, bem como atuar para impedir que conflitos de interesse envolvendo autores e avaliadores possam comprometer os padrões éticos na publicação.
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, a Revista GEOCIÊNCIAS utiliza o software Turnitin, que produz um relatório de similaridades associado a uma pontuação em porcentagem, que varia de 0% a 100%. Todos os artigos que ultrapassarem 25% de similaridade, incluindo a autocitação, serão analisados pelos Corpo Editorial, que solicitarão posicionamento dos autores, caso necessário.
Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial
O uso de ferramentas e recursos que auxiliam os autores na elaboração de seus manuscritos é recomendável sempre que se respeitem as normas de atribuição e se cumpram com a ética e integridade científica. Assim, os autores têm o direito e a liberdade de utilizar ferramentas e recursos também providos por aplicações de Inteligência Artificial (IA), que auxiliam a preparação, redação, revisão e tradução de seus artigos. Entretanto, apenas humanos podem ser autores, de acordo com as seguintes normas e práticas:
- Informar as fontes dos materiais usados na pesquisa e na redação do artigo. Todo e qualquer uso ou conteúdo gerado por uma aplicação de IA deve ser informado no resumo e na seção métodos ou equivalente. Esses conteúdos gerados por ferramentas de IA devem ser citados e referenciados como uma fonte não recuperável e/ou semelhante a uma comunicação pessoal;
- Certificar-se que todo o material citado seja corretamente atribuído, inclusive as citações completas, e que as fontes citadas respaldem as declarações da aplicação de AI, pois não é incomum que gerem referências a obras inexistentes;
- Assumir a responsabilidade pública por seu trabalho;
- Ocultar o uso e conteúdo de IA é uma falha ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Todo o conteúdo da Revista GEOCIÊNCIAS, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons.
O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado.
Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
A Revista GEOCIÊNCIAS encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa da versão do website do periódico.
Patrocinadores e Agências de Fomento
A Revista GEOCIÊNCIAS recebe apoio dos seguintes organismos:
- Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Sociedade Brasileira de Geologia no apoio à manutenção do site na internet

Geosciences = Geociências, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-900X - está licenciada sob Licença Creative Commons