FONTES DE POTÁSSIO NÃO TROCÁVEL E POTÁSSIO TOTAL EM QUATRO SOLOS DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Simone Ferreira Diniz Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
  • Francisco Ocian Mota Bastos Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raimundo Humberto Cavalcante Lima Programa de Pós-Graduação em Geologia Regional, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista
  • Jairo Roberto Jumenez-Rueda Unesp - Campus Rio Claro.

Palavras-chave:

mineralogia do solo, fontes de potássio, potássio não trocável e potássio total.

Resumo

Analisou-se a composição mineralógica da camada arável (0-20 cm), de um Neossolo Quartzarênico, um Argissolo Vermelho-Amarelo, um Cambissolo Háplico e um Latossolo Vermelho-Amarelo de diferentes regiões do Estado do Ceará, com o objetivo de identificar fontes potenciais de potássio total e não trocável para as plantas nas diferentes frações granulométricas. Os teores mais elevados desse macronutriente ocorrem no Cambissolo Háplico, que apresentou uma maior quantidade de potássio total e potássio não trocável. A quantidade de potássio encontrado nas frações areia e silte é derivada do ortoclásio detectado na análise mineralógica e, na fração argila, presumivelmente da illita e de um mineral interestratificado (mica + montmorilonita). Quando comparado com o teor total a quantidade de potássio não trocável é baixa, nos quatro solos, concentrando-se principalmente na fração argila do Cambissolo. A seqüência do teor de potássio nos solos foi a seguinte: Cambissolo Háplico > Argissolo Vermelho-Amarelo > Neossolo Quartzarênico > Latossolo Vermelho-Amarelo. Os resultados mostraram que a distribuição das formas de potássio entre os solos difere em função dos minerais dominantes detectados na análise mineralógica (illita e ortoclásio) e discutidos neste trabalho. Palavras-chave: mineralogia do solo, fontes de potássio, potássio não trocável e potássio total.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Artigos