ASPECTOS GEOLÓGICOS, PETROGRÁFICOS E QUÍMICOS DE INTERESSE PARA O APROVEITAMENTO ECONÔMICO DOS QUARTZITOS FOLIADOS DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS – MINAS GERAIS

Autores

  • Cid CHIODI FILHO Kistemann & Chiodi Assessoria e Projetos Ltda
  • Antonio Carlos ARTUR Departamento de Petrologia e Metalogenia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP – Campus de Rio Claro.
  • Eleno de Paula RODRIGUES Laboratório de Geociências, Universidade Guarulhos (UnG).

Palavras-chave:

rocha ornamental, rocha de revestimento, quartzito laminado, recuperação de rejeito, quartzito São Tomé

Resumo

A região de São Thomé das Letras constitui o maior centro brasileiro de lavra de quartzitos foliados, com produção atual estimada em 250.000 t/ano. O baixo índice de recuperação decorrente das atividades de lavra destes quartzitos, estimada como inferiores a 20% do total extraído, estariam gerando cerca de 1.250.000 t/ano de rejeitos, o que tem se traduzido em grandes pilhas de bota-fora com evidentes desdobramentos ambientais indesejáveis. Objetivando a adequação ambiental da lavra, a Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais - FEAM iniciou, a partir do ano de 1993, trabalhos de fiscalização e orientação da atividade extrativa de quartzitos no Município de São Thomé das Letras. A partir de 1996, esses trabalhos foram ampliados através do Projeto Minas Ambiente - Mineração de Pedra São Tomé que, sob a coordenação da FEAM, promoveu estudos para disposição controlada e aproveitamento econômico de resíduos, revegetação das pilhas de bota-fora e técnicas menos impactantes de desmonte na lavra. Neste contexto, os estudos geológicos, petrográficos e químicos ora realizados visam contribuir com aspectos de interesse para as atividades extrativas e de aproveitamento industrial dos rejeitos da lavra e do beneficiamento dos quartzitos foliados São Tomé. Trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto Minas Ambiente e, mais recentemente, pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações demonstraram a viabilidade técnica de utilização dos quartzitos para elaboração de tijolos prensados e autoclavados. Algumas variedades de quartzitos também estão sendo aproveitadas na produção de vidrados e esmaltes cerâmicos, inclusive com vantagens técnicas e econômicas bastante competitivas sobre matérias-primas oriundas de sedimentos aluvionares. Outros usos para os quartzitos moídos, como carga mineral, material filtrante e argamassas em geral, estão em fase de estudos pelos mineradores e deverão ser brevemente viabilizados, o que permite vislumbrar, pelo menos a médio prazo, um expressivo incremento dos usos industriais para os quartzitos São Tomé. Palavras-chave: rocha ornamental; rocha de revestimento; quartzito laminado; recuperação de rejeito; quartzito São Tomé.

Biografia do Autor

Cid CHIODI FILHO, Kistemann & Chiodi Assessoria e Projetos Ltda

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociencias - Univ. de São Paulo (1975). Atualmente é geólogo, atuando pela KISTEMANN & CHIODI ASSESSORIA E PROJETOS LTDA. Tem experiência nas áreas de Geologia Estrutural, Geologia Regional, Geotectônica, Metalogenia, Prospecção Mineral. Nos últimos 15 anos tem se dedicado ao setor de rochas ornamentais e de revestimento, dedicando-se à avaliação técnico-econômica de jazidas, elaboração de diagnósticos setoriais, cenários de mercado, dentre outras atividades.

Antonio Carlos ARTUR, Departamento de Petrologia e Metalogenia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP – Campus de Rio Claro.

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973) , mestrado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (1988) . Atualmente é Professor Adjunto - MS-5 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Complexo Granítico Socorro, Petrologia Magmática, Cartografia Geológica, Cinturão Ribeira, Rocha Ornamental e Recursos Minerais.

Eleno de Paula RODRIGUES, Laboratório de Geociências, Universidade Guarulhos (UnG).

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1975) , mestrado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (1985) , doutorado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (1994) , pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Externato Santa Rita de Cassia (1962) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Ginásio Estadual de São João Clímaco (1966) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Prof Ataliba de Oliveira (1970) . Atualmente é Participação em Projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Escola Mario Amato, Docência da Universidade Guarulhos e Assessor do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos