NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO GANGAMOPTERIS NO PERMIANO INFERIOR DA BACIA DO PARANÁ, RS, BRASIL

Autores

  • Graciela Pereira TYBUSCH Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto IANNUZZI Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Heinrich Theodor FRANK Departamento de Mineralogia e Petrologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Gangamopteris sulriograndensis nov. sp., Bacia do Paraná, Eopermiano, Rio Grande do Sul, sul do Brasil

Resumo

O presente trabalho apresenta uma nova espécie referente ao morfogênero Gangamopteris, nominada G. sulriograndensis nov. sp., identificada na localidade do Cerro do Chapéu, situada ao sul da cidade de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. As amostras contendo restos de plantas foram coletadas na porção mais superior do Grupo Itararé, considerada de idade eopermiana (Sakmariano tardio), que se assenta discordantemente sobre os gnaisses tonalíticos do Complexo Gnáissico Arroio dos Ratos (Paleoproterozóico), nesta localidade fossilífera inédita. Os espécimes aqui analisados, preservados sob forma de impressões, substanciam a nova espécie. Palavras-chave: Gangamopteris sulriograndensis nov. sp., Bacia do Paraná, Eopermiano, Rio Grande do Sul, sul do Brasil.

Biografia do Autor

Graciela Pereira TYBUSCH, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é aluna de doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Biologia geral e Geociências, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paleontologia geral e paleobotânica.

Roberto IANNUZZI, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC e presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia. Foi diretor do Centro de Investigações do Gondwana (CIGO-IG-UFRGS, 2005-2009) e vice-presidente da Associação Latino Americana de Paleobotânicos e Palinólogos (2005-2008). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: paleobotânica, paleofitogeografia, fitoestratigrafia, paleoecologia vegetal, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bolívia, Peru, Flora Glossopteris, Flora Rhacopteris, Carbonífero Inferior, Permiano Inferior. Recentemente, tem colaborado em estudos das floras do Terciário Superior da Antártica e Quaternário de Goiás.

Heinrich Theodor FRANK, Departamento de Mineralogia e Petrologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ossui mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990 / 2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia costeira, rochas vulcânicas de Províncias de Basaltos de Platô e minerais secundários em rochas vulcânicas.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Edição

Seção

Artigos