DISTRIBUIÇÃO DOS ARENITOS NA BACIA DE TAUBATÉ – SP.

Autores

  • Alexandre Campane Vidal Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
  • Flávio Luis Fernandes LEBAC, Instituto de Geociências e Ciência Exatas,UNESP/Campus de Rio Claro
  • Chang Hung Kiang Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciência Exatas/UNESP, Campus de Rio Claro.

Palavras-chave:

Bacia de Taubaté, fácies arenito, bacia rifte, eventos.

Resumo

A Bacia de Taubaté é caracterizada pela heterogeneidade geológica, herança da tectônica do tipo rifte, que dividiu a bacia em compartimentos e condicionou a sedimentação, constituída por depósitos de leques aluviais associados à planície aluvial e sedimentos lacustres do tipo playa-lake. A distribuição dos arenitos na bacia foi estudada com a interpolação 3D da fácies arenito, identificada através das informações dos perfis de poços. A interpolação não apenas distingue, em subsuperfície, os depósitos relacionados às formações Resende e Tremembé, como também constata zonalidades locais nos compartimentos. Ao relacionar as feições estruturais do rifte com a interpolação realizada para os arenitos, foi possível inferir a distribuição dos arenitos entre três grupos. O primeiro grupo relacionado à fase rifte, o segundo a um evento de transição bem representado no Compartimento São José dos Campos e o terceiro grupo aos sedimentos depositados durante o Neógeno até o Recente.

Biografia do Autor

Alexandre Campane Vidal, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências

http://lattes.cnpq.br/2814506003244018

Chang Hung Kiang, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciência Exatas/UNESP, Campus de Rio Claro.

http://lattes.cnpq.br/1989662459244838

Downloads

Publicado

2007-07-08

Edição

Seção

Artigos