GRUPO ITARARÉ (P – C DA BACIA DO PARANÁ) NAS REGIÕES DE LIMEIRA E PIRACICABA – SP: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DAS LITOFÁCIES

Autores

  • Paola Bruno ARAB Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • José Alexandre de Jesus PERINOTTO Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.
  • Mario Luis ASSINE Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Palavras-chave:

Grupo Itararé, glacial, fácies, estratigrafia.

Resumo

O Grupo Itararé é uma unidade litoestratigráfica permo-carbonífera da Bacia do Paraná das mais complexas, quer do ponto de vista da diversidade dos processos geradores, quer da relação espacial, caracteristicamente marcada pela descontinuidade de suas litofácies constituintes. Vale ressaltar que, sob o ponto de vista exploratório, a unidade representa um dos intervalos mais importantes da bacia, pois a ela se associam diversas ocorrências de bens minerais e energéticos como água subterrânea, petróleo e carvão. A prospecção e explotação desses recursos dependem de um bom entendimento da arquitetura estratigráfica e da paleogeografia regional. Existem muitas contribuições na literatura especializada que tratam do tema, porém, na região de Limeira e Piracicaba, onde a unidade aflora em sua porção superior, ainda cabem novas investigações que podem contribuir para o entendimento dos processos geradores das litofácies desse grupo. Foi realizado o empilhamento dos conjuntos sedimentares, seguido de uma tentativa de correlação estratigráfica entre as duas regiões. Além disso, a partir de estruturas sedimentares foram efetuadas medidas de paleocorrentes com a intenção de se obter padrões indicativos de polaridade sedimentar, contribuindo, assim, para o entendimento da paleogeografia. Trabalhos recentes na região do Domo de Pitanga (entre as cidades de Rio Claro e Piracicaba) e na bacia hidrográfica do rio Corumbataí também serviram de base para as possíveis correlações. Como resultado, foi obtido um quadro das litofácies presentes, suas relações verticais e laterais, bem como seus processos geradores e sentidos deposicionais. Palavras-chave: Grupo Itararé, glacial, fácies, estratigrafia.

Biografia do Autor

Paola Bruno ARAB, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geotecnia. Mestranda em Geotecnia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC, Universidade de São Paulo.

José Alexandre de Jesus PERINOTTO, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Graduado em Geologia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1979), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela USP (1987), doutorado em Geologia Regional (1992) e livre-docência em Análise Estratigráfica (1997) pela Unesp. Atualmente é professor adjunto (graduação e pós) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp - Rio Claro (Departamento de Geologia Aplicada) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente. Ênfase em Análise de Bacias, Mapeamento Geológico e em Geociências e Meio Ambiente, atuando principalmente na Bacia do Paraná. Editor-Chefe da revista Geociências. Pesquisador do PROANTAR.

Mario Luis ASSINE, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Mario Luis Assine graduou-se em Geologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1979. Atuou como geólogo na Petrobrás (1980-1981), no IPT (1982-1985) e na Construtora Andrade Gutierrez (1985-1986). De 1987 a 1997 exerceu o cargo de professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Obteve título de Mestre em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1990 e de Doutor em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (USP) em 1996. Desde 1997 é docente do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), instituição na qual exerce a função de professor adjunto desde 2003, quando obteve o título de Professor Livre-Docente em Estratigrafia e Sedimentação. Integra os corpos consultivos de periódicos nacionais na área das Geociências, tais como a Revista Brasileira de Geociências, a Revista Brasileira de Geomorfologia e o Boletim Paranaense de Geociências. Atua, desde 1999, como orientador em programas de pós-graduação em geociências, sendo atualmente lider do grupo de pesquisa "Geologia Aplicada a Recursos Hídricos e Energéticos". Destaca-se, dentre suas atuais linhas de pesquisa, a análise de bacias sedimentares (Araripe, Paraná, Campos e Santos) e o estudo da geologia do Quaternário (Pantanal Mato-Grossense, litoral sul-sudeste do Brasil)

Downloads

Publicado

2010-08-27

Edição

Seção

Artigos