VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DAS COBERTURAS ARGILOSAS DA REGIÃO DE ALFENAS NA INDÚSTRA CERÂMICA

Autores

  • Lineo Aparecido GASPAR JUNIOR UNIFAL
  • Angélica Fortes Drummond Chicarino VARAJÃO Departamento de Geologia, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto / Campus Morro do Cruzeiro
  • Rafael Gonçalves SANTOS Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Margarita Torres MORENO Departamento de Petrologia e Metalogenia, Intituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista / Campus de Rio Claro
  • Maria de Fátima Rodrigues SARKIS Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

argila, caulinita, cerâmica vermelha.

Resumo

A região de Alfenas-MG é constituída por rochas pré-cambrianas com perfis de alteração bem desenvolvidos em associação com sedimentos colúvios-aluvionares. Estes materiais nunca foram alvo de um estudo detalhado para determinar a sua potencialidade na indústria cerâmica. O escasso conhecimento de suas propriedades mineralógicas e tecnológicas limita sua valorização e, conseqüentemente, o seu aproveitamento industrial. Neste trabalho amostras de argila selecionadas foram analisadas mineralógicamente (Descrição Macroscópica e Difração de Raios X), quimicamente (elementos maiores por Fluorescência por Raios X e Análise de Carbono Orgânico) e tecnológicamente (ensaios de Distribuição Granulométrica de Prensagem; Módulo de Ruptura à Flexão; Absorção de Água, Porosidade Aparente; Retração Linear de Queima; Cor de Queima, entre outros) para se conhecer a matéria-prima da região em questão e desenvolver aplicações tecnológicas adequadas. Os melhores resultados das propriedades cerâmicas foram os obtidos para as amostras com maiores quantidades de matéria orgânica, maiores valores de Al2O3 (caulinita + gibsita) e Fe2O3, menor teor em SiO2, e uma granulometria fina, que contribuiu para uma melhor sinterização. Palavras-chave: argila, caulinita, cerâmica vermelha.

Biografia do Autor

Lineo Aparecido GASPAR JUNIOR, UNIFAL

Possui graduação em Curso de Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Geologia Regional pela mesma instituição de ensino. Atuou de 2005 a 2006 como professor nos cursos de Geografia, Biologia, Química e Gestão Ambiental da Sociedade Sul Mineira de Cultura e Educação e de 2007 a 2008 como professor substituto dos cursos de Geografia, Química, Pedagogia e Biologia da Universidade Federal de Alfenas - MG. Trabalhou como professor durante um semestre (segundo semestre de 2008) no curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC. Possui Pós-doutorado na área de caracterização de Argilas do Sul do Estado de Minas Gerais no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (DEGEO/UFOP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) de Dezembro 2008 a Dezembro 2009. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia, Petrologia, Sedimentologia, Geologia Ambiental e Tecnologia em Materiais Cerâmicos.

Angélica Fortes Drummond Chicarino VARAJÃO, Departamento de Geologia, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto / Campus Morro do Cruzeiro

Professor Associado II da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em geologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1978), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Materiais-Minerais Universidade de Poitiers (1994), França, pós-doutorado em morfologia e cristaloquímica de argilominerais - University of Western Australia (1999/2000) e, em estudo da composição isotópica de espículas de esponjas para reconstituição paleo-ambiental - CEREGE - Université dAix-Marseille III (2006/2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em mineralogia de argilas em perfis de alteração, sequências diagenéticas de folhelhos, atuando principalmente nos seguintes temas: caulinitas, esmectitas, bentonitas, minerais aluminosilicatos amorfos e cristalinos.

Rafael Gonçalves SANTOS, Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas, Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro. CEP 37130-000. Alfenas, MG.

Maria Margarita Torres MORENO, Departamento de Petrologia e Metalogenia, Intituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista / Campus de Rio Claro

possui graduação em Química Industrial - Universdad de El Salvador (1968), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerâmica, Geoquímica Analítica, Formação Corumbataí e Caracterização de argilas.

Maria de Fátima Rodrigues SARKIS, Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas-MG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Palinologia do Cretáceo -Terciário, Palinologia do Quaternário, dinoflagelados fósseis e atuais.

Downloads

Publicado

2010-08-27

Edição

Seção

Artigos