CARACTERIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE UM SISTEMA FLUVIAL, FORMAÇÃO ITAQUAQUECETUBA, TERCIÁRIO DA BACIA DE SÃO PAULO

Autores

  • Rodrigo Zanão Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
  • Joel Carneiro de Castro Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
  • Antonio Roberto Saad Universidade Guarulhos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Laboratório de Geociências

Palavras-chave:

Ciclo de fácies, canal meandrante, canal ribbon, leque aluvial, geometria de reservatório

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a caracterização geométrica de um sistema fluvial, exemplificado pela Formação Itaquaquecetuba. O local de estudo é uma pedreira na cidade de Itaquaquecetuba, a 35 km da cidade de São Paulo, e que está inserida no contexto geológico da Bacia de São Paulo. Sistemas fluviais constituem importantes reservatórios de hidrocarbonetos e aqui se busca a caracterização de um análogo para outros reservatórios fluviais do passado. Foram elaborados dez perfis faciológicos verticais em um lance de 200 m (espaçamento de 20 m entre os perfis), com uma altura média de 40 m para cada perfil (espessura). Foram identificados oito ciclos de fácies e a correlação dos perfis possibilitou mapear a distribuição das fácies reservatório e não-reservatório de cada ciclo. Quanto ao sistema deposicional da referida unidade, chegou-se um ambiente fluvial meandrante associado a canais do tipo ribbon, implantados em um sistema de leque aluvial.

Biografia do Autor

Joel Carneiro de Castro, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.

http://lattes.cnpq.br/4416646800692691

Antonio Roberto Saad, Universidade Guarulhos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Laboratório de Geociências

http://lattes.cnpq.br/1578942616063181

Downloads

Publicado

2007-07-09

Edição

Seção

Artigos