Tactical Principles of Soccer Game: concepts and application

  • Israel Teoldo da Costa Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
  • Júlio Manuel Garganta da Silva Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Porto, Portugal
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Isabel Mesquita Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Porto, Portugal

Abstract

There are few researches that study tactical knowledge of soccer players concerning games principles. It occurs because it is difficult to observe and evaluate the tactical knowledge during the game. Definitions of the games principles still are confused in the literature. The authors have used diverse terminologies, references and characteristics to define them. The aims of this paper are to provide a review about some concepts regarding soccer tactical principles, to purpose the addition of more two tactical game principles and to show their practical applications on the offensive and defensive phase.

Author Biographies

Israel Teoldo da Costa, Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é doutorando em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto na Universidade do Porto, membro do corpo docente do Centro Universitário de Belo Horizonte, membro do Laboratório de Psicologia do Esporte do Uni-BH, do Grupo de Estudos em Cognição e Ação e do Laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas do Futebol, da Metodologia do Treino, de Análise Tática e da Psicologia do Esporte. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8364970814095329
Júlio Manuel Garganta da Silva, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Porto, Portugal
Possui doutorado na área de modelação tática no futebol e exerce cargos administrativos ligados a essa área, como por exemplo: coordenador do gabinete de futebol da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, membro do grupo de investigação de Designs Observacionais na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, membro do Comitê Científico do Jornal de Pesquisas sobre a Educação Física e Esporte pela Universidade de Franche-Comté (Besançon), membro do Comitê Científico Internacional da Revista Coaching e Sport Science, entre outras 11 revistas internacionais que versam sobre o tema. Possui mais de 150 trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais, foi autor/co-autor de 135 artigos e 10 livros publicados internacionalmente, versando os temas ensino-aprendizagem, o treinamento e a investigação nos jogos esportivos coletivos, com predominante incidência no futebol.
Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
Graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF)(1973), de Buenos Aires, Argentina. Curso de Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) (1975), de Buenos Aires, Argentina. Mestrado em Ciencias do Esporte, realizado no Institut fuer Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), na R.F. Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil)(1995). Atualmente é professor associado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador na área do Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte, Metodologia do Treinamento Esportivo. As linhas de investigação se relacionam com os seguintes temas: Metodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento nos Jogos Esportivos Coletivos, Cognição e Ação. Handebol. Voleibol. Futsal. Futebol. Basquetebol. Treinamento Técnico e Treinamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos. Capacidades Coordenativas e Processos Cognitivos nos Jogos esportivos Coletivos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4651135192327539
Isabel Mesquita, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Porto, Portugal
Doutorada em Ciências do Desporto; Coordenadora do Gabinete de Voleibol da Faculdade de Desporto-Universidade do Porto; Orientadora de teses de mestrado e de doutoramento; publicação de livros e capítulos ao nivel internacional e nacional; publicação de 38 artigos em revistas cientificas internacionais com revisão de pares; coordenadora e membro de projectos cientificos de financiamento externo; Formadora da Federação Intermacional de Voleibol; Membro da comissão nacional portuguesa para a regulamentação e reformulação curricular da formação de treinadores em Portugal; Directora do Curso de nivel III de Treinadores da federação Portuguesa de Voleibol.
Published
2009-06-04
Section
Critique