Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os URLs para as referências devem ser fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Informações importantes para autores:
É obrigatório o preenchimento do documento "Author Agreement form" através desse link: https://ib.rc.unesp.br/Home/Departamentos47/EducacaoFisica/newform.docx. 
• Somente manuscritos em inglês serão aceitos. (se você precisar do idioma serviços de edição ou tradução. Por favor, entre em contato conosco, motriz.rc@unesp.br) Para verificação da originalidade, todos os manuscritos serão verificados quanto à originalidade serviço de detecção usando o software ithenthicate, similaridade crossref verificar. Se for encontrada evidência de plágio antes da revisão processo, o manuscrito será rejeitado e uma carta ao autor correspondente será enviado. Se a evidência de plágio for encontrado após o aceite, ou mesmo após a publicação do artigo, o será oferecida aos autores uma chance de refutação. Se os argumentos forem considerado insatisfatório, o artigo será retirado. O final a decisão será tomada pelo Editor-Chefe.
• A Revista Motriz utiliza sistema de revisão cego único;
• Após aceitação e processo de produção, um arquivo PDF será enviado por e-mail aos autores correspondentes para prova de leitura. Junto com as provas, uma forma de consentimento para publicação e transferência de direitos autorais é enviado ao autor correspondente, que deverá assinar este formulário, também em nome de quaisquer coautores, e enviá-lo por e-mail para a Editorial Escritório.
• O editor-chefe detém a decisão final relativa ao aceitação ou rejeição dos manuscritos submetidos. • Após o manuscrito ter sido aceito, adição, remoção ou Não será permitida a reorganização do autor. Se o correspondente autor gostaria de mudar a autoria durante o processo de revisão, isso deve ser incluída uma confirmação do autor que está sendo adicionado ou remover;
• Taxa de publicação: a partir de julho de 2019, a Revista Motriz cobrará uma taxa de publicação para sua manutenção, embora a Revista recebe subsídios de instituições públicas, o apoio financeiro não é suficiente para a produção da Revista. Diante disso, os autores (ou sua instituição) têm certos direitos para reutilizar o trabalho publicado. O valor cobrado está descrito abaixo. Artigos aceitos a partir de julho de 2019, os valores das taxas serão de R$ 550,00 ou dólares americanos 350,00 para todos os tipos de artigos. Nenhum charche será solicitou submissão. A Motriz fornecerá aos autores os documentos necessários comprovante de pagamento para solicitar reembolso em sua casa instituições, programas de pós-graduação ou apoio de agências de pesquisa.
• Preprints: A partir de agora, Motriz: J. Phys. Ed. está aceitando manuscritos previamente depositados em servidores de pré-impressão. Pré-impressões o manuscrito passará pelo mesmo processo de revisão que o manuscrito não pré-impresso. Os autores pagarão a taxa de publicação - sem exceção - semelhante ao manuscrito não pré-impresso:

Algumas condições são exigidas para manuscritos pré-impressos:
A. Divulgar na primeira submissão que um manuscrito foi postado em um servidor de pré-impressão;
B. Forneça um link para a versão pré-impressa do artigo;
C. Assim que o artigo for publicado, um link do servidor de pré-impressão para deverá ser fornecido o site da Revista.

Organização do manuscrito: Apresente seu manuscrito na ordem abaixo (TEMPLATE_MOTRIZ):

  1. Primeira página:
  • Título: Primeira letra maiúscula, letras subsequentes em minúsculas. Evite abreviações.
  • Título curto.
  • Nome de todos os autores, orcid e afiliações. Se necessário, use números sobrescritos após o nome do autor para distinguir afiliações.
  • Autor a quem deverão ser enviadas as provas e a correspondência, incluindo nome, endereço para correspondência e endereço de e-mail.
  1. Um resumo estruturado deve ser submetido para todos os tipos de artigos. Não mais que 250 palavras com os seguintes títulos: Objetivos; Métodos; Resultados; e Conclusão.
  2. Texto principal: O manuscrito deverá incluir as seguintes seções: Resumo, Introdução, Métodos (inserir número do processo do Comitê de Ética), Resultados, Discussão e Conclusões. O manuscrito deverá estar em espaço duplo, fonte Times, tamanho 12 pt., texto justificado à esquerda, com número de páginas limitado conforme as seções acima. O tamanho da margem da página é de 2,5 cm na parte superior, inferior, esquerda e direita. As Figuras e Tabelas devem ser inseridas ao final do manuscrito, devidamente numeradas e etiquetadas. Caso o manuscrito seja aprovado, será solicitado um arquivo jpg ou tiff para cada figura. Cada página deve ser numerada, com linhas numeradas para facilitar o processo de revisão.

É obrigatório inserir o número do processo do Comitê de Ética na seção de métodos.

 

Estilo De Referência
O título abreviado da Revista Motriz é Motriz: J. Phys. Ed., que pode ser utilizado em citações, notas de rodapé e na lista de referências. eISSN: 1980-6574.

Texto
Use algarismos arábicos no texto em ordem numérica sobrescrito separados por vírgula 1,2,3,4,5,6. Os autores podem ser referenciados, mas o(s) número(s) de referência deve(m) ser sempre indicado(s). Exemplo: '...conforme demonstrado3,6 . Engles e Jones8 obtiveram um resultado diferente...'

 

Lista de Referência
Ao final do artigo, na mesma ordem em que foram citados no texto, a referência completa com nome(s) do(s) autor(es), título do periódico/título do livro, título do capítulo/título do artigo, ano de publicação, número do volume /capítulo do livro e a paginação devem estar presentes.

A partir de setembro de 2020 existe um número máximo de referências, conforme abaixo:

Artigo original (papel curto) e comunicação breve: 20
Artigo Original (Artigo Completo): 40 Mini-revisão e Revisão Sistemática: 60
Desenho de protocolo e troca de pesquisa de ideias e relato de caso: 15

Siga os exemplos abaixo para formatar as referências do seu manuscrito.

Exemplos:

ARTIGOS

  1. Cayres SU, de Lira FS, Machado-Rodrigues AM, Freitas Junior IF, Barbosa MF, Fernandes RA. O papel mediador da inatividade física na relação entre inflamação e espessura arterial em adolescentes pré-púberes. J Pediatr. 2015;166(4):924-9.

Se o trabalho que você precisa referenciar tiver mais de seis autores, você deverá listar os primeiros seis autores, seguido por 'et al.':

  1. Antunes M, Christofaro DG, Monteiro PA, Silveira LS, Fernandes RA, Mota J, et al. Efeito do treinamento concorrente nas variáveis ​​bioquímicas específicas de gênero e na adiposidade em adolescentes obesos. Arch Endocrinol Metab. 2015;59(4):303-9.

LIVRO: IMPRIMIR

  1. Zanesco A, Puga G, editores. Doenças cardiometabólicas e exercícios físicos. Ed. Revinter, Rio de Janeiro (RJ), 2013.

LIVRO DE CAPÍTULO

  1. Santos DM, Pesquero JL. Exercício físico e Sistema renina-angiotensina. In: Doenças cardiometabólicas e exercícios físicos. Rio de Janeiro, Revinter; 2013. pág. 69-80.

e-BOOK: ONLINE/ELETRÔNICO

  1. Simons NE, Menzies B, Matthews M. Um curso de curta duração em engenharia de solos e encostas rochosas. Londres: Publicação Thomas Telford; 2001. Disponível em: http://www.myilibrary.com?ID=93941 [Acessado em 18 de junho de 2015].

PÁGINA/SITE

  1. Agência Espacial Europeia. Rosetta: encontro com um cometa. Disponível em: http://rosetta.esa.int [Acessado em 15 de junho de 2015].

DISSERTAÇÕES E TESES

  1. Sousa AP. Participação de selênio na resistência à cardiopatia chagásica. Rio de Janeiro. Tese [Doutorado em Biologia Parasitária] - "Instituto Oswaldo Cruz; 2003.
  2. Ribeiro H. Ilha de calor na cidade de São Paulo: sua dinâmica e efeitos na saúde da população. São Paulo. Tese [Livre-Docência em Saúde Pública] - Faculdade de Saúde Pública da USP; 1996.

O uso do DOI é altamente encorajado.

 

Provas

Todos os manuscritos sofrerão algumas modificações editoriais, por isso é importante verificar as provas com atenção. O autor correspondente receberá um e-mail solicitando a verificação das provas.

O e-mail terá um link para os autores acessarem suas provas em PDF online ou terá uma prova em PDF anexada. Para evitar atrasos na publicação, as provas deverão ser verificadas e devolvidas no prazo de 2 dias úteis. O método preferido de correção é por PDF anotado. Alterações extensas no texto poderão ser cobradas do autor.

 

Princípios Orientadores para Pesquisas Envolvendo Animais e Seres Humanos

Pesquisa animal:
Pesquisas envolvendo animais devem aderir aos Princípios Orientadores no Cuidado e Uso de Animais em Pesquisa em acordo com o Conselho Brasileiro para Uso de Animais em Pesquisa (CONCEA/BR) e uma declaração de aprovação do protocolo por um Comitê Local deve ser incluída na seção Métodos do manuscrito. Estudos envolvendo cirurgias ou outros procedimentos dolorosos devem incluir uma explicação das medidas tomadas para mitigar a dor e o desconforto, incluindo os tipos e dosagens de anestésicos e analgésicos pós-operatórios utilizados.

 

Estudos Humanos:
Protocolos envolvendo seres humanos (saudáveis ​​ou não) devem ser revisados ​​e aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa antes do início do estudo, e os participantes devem fornecer consentimento informado por escrito, conforme estabelecido pelo Conselho Brasileiro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CONEP/BR). Essas duas afirmações devem ser afirmadas na seção Métodos do manuscrito.

 

Processo de Revisão por Pares

Um manuscrito original submetido para publicação será submetido ao processo de revisão desde que atenda aos seguintes critérios:

  • O estudo não foi publicado anteriormente, nem foi submetido simultaneamente para consideração de publicação em outro lugar;
  • Todas as pessoas listadas como autores aprovaram sua submissão à Motriz;
  • Qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a cotação; as opiniões expressas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade;
  • O autor assina uma declaração formal de que o manuscrito submetido está de acordo com as orientações e diretrizes da Motriz.

O Editor-Chefe e os Editores Associados farão uma análise preliminar quanto à adequação, qualidade, originalidade e estilo/gramática de escrita do manuscrito submetido. Os editores reservam-se o direito de solicitar informações adicionais, correções e conformidade com as diretrizes antes de submeter o manuscrito ao processo de revisão "ad-hoc".

Pequenas alterações no texto poderão ser feitas a critério dos Editores Chefes e/ou Editores Associados. As alterações podem incluir ortografia e gramática no idioma escolhido, estilo escrito, citações de periódicos e diretrizes de referência. O autor é notificado sobre alterações em qualquer momento do processo de revisão ou durante a produção do artigo para publicação. A versão final está à disposição do autor para sua aprovação antes de ser publicada.

A Motriz utiliza revisores “ad-hoc”, que se voluntariam para analisar o mérito do estudo. Dois ou mais revisores são consultados em um processo cego. Os autores são notificados por e-mail quando sua submissão for aceita (ou rejeitada).

Importante: O Conselho Editorial da Motriz acredita que a maioria dos autores de pesquisas que submetem manuscritos para esta revista esperam avaliações positivas e de alta qualidade de seus pares. Além disso, esta diretoria espera que todos os autores que considerem submeter um manuscrito, já tenham submetido ou tenham artigo publicado recentemente na Motriz, atuem, mediante convite, como revisores “ad hoc” dos manuscritos submetidos a esta revista.

Os manuscritos publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem opiniões ou opiniões pessoais dos editores ou editores associados da Revista Motriz.

 

Arquivamento

A Motriz utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração de arquivos.

 

A Motriz publica os seguintes artigos/categorias

  • Editorial: Editor-Chefe ou Editor Convidado da Revista Motriz são responsáveis ​​pela redação desta seção Editorial.
  • A mini-revisão é baseada em convite pessoal ou, quando apropriado, pode ser submetida sem convite prévio. Recomenda-se um texto em word com dezoito páginas em sua maioria, com resumo estruturado e no máximo quarenta referências. O resumo deverá conter no máximo 250 palavras com os seguintes títulos: Objetivo; Métodos; Resultados; e Conclusão.
  • Artigos originais: Inclui artigo completo (acima de 10 páginas impressas) e artigo curto (igual ou inferior a 10 páginas impressas). Os artigos nestas categorias são resultados de pesquisas científicas com base empírica ou teórica, que empregam métodos científicos e que relatam aspectos experimentais ou observacionais das Ciências do Exercício, tais como características clínicas, de pesquisa básica, psicológicas ou sociais. As análises descritivas ou inferências de dados devem incluir uma estrutura metodológica rigorosa, bem como uma teoria sólida.
  • Relato de caso: Artigo que descreve e interpreta um caso individual, muitas vezes escrito na forma de uma história detalhada. Esta categoria de artigos inclui descrições originais e exclusivas de práticas relacionadas às áreas de interesse da Revista. Podem incluir estudos experimentais, ensaios clínicos ou controlados, experiências pedagógicas. O artigo deve ser respaldado por evidências metodologicamente adequadas. Os estudos em humanos ou animais devem cumprir os padrões oficiais do Comitê de Ética.
  • Artigo convidado e artigo premiado: Esta categoria inclui artigos convidados de autores com excelentes credenciais científicas. A indicação dos autores convidados fica a critério do Conselho Editorial da Motriz. A Motriz também publica trabalhos premiados selecionados pelo comitê científico do Congresso Internacional de Ciências do Movimento Humano e do Simpósio Paulista de Educação Física. Esses artigos aparecem em uma edição a cada dois anos.
  • Edição especial: Editores Convidados são responsáveis ​​pela Edição Especial (SI) que possuem expertise no tema da SI. SI deve compreender aproximadamente 12 a 15 artigos relevantes para um amplo público internacional e multidisciplinar. O SI também inclui resumos de apresentações orais e pôsteres, aprovados pelo Comitê Científico do Congresso Internacional de Educação Física e Movimento Humano e do Simpósio Paulista de Educação Física. A Edição Suplementar aparece uma vez a cada dois anos.

Os processos de outras reuniões da conferência também poderão ser publicados mediante o pagamento de uma taxa de publicação.

  • Vídeos de Pesquisa:
    Vídeos demonstrando o que há de mais moderno nas Ciências do Exercício e resultados científicos, bem como casos clínicos são muito bem-vindos à Revista Motriz. As pesquisas em vídeo devem ser demonstrações de procedimentos em Ciências do Exercício de alta qualidade, permitindo fácil compreensão da informação. Manuscritos concisos adicionais para cada vídeo detalham os procedimentos e as descobertas em estilo de marcadores são aceitos. A duração do vídeo deve ser de 3 a 5 minutos. Os estudos em humanos ou animais devem cumprir os padrões oficiais do comitê de ética.
  • Design de protocolos e troca de pesquisa de ideias: Esta sessão tem como objetivo publicar projetos de protocolos de especialistas líderes na área de exercício/treinamento. O principal objetivo é compartilhar os melhores métodos para responder questões da Ciência do Exercício, seja em estudos humanos ou em modelos experimentais. Os autores devem fornecer informações completas do protocolo de projeto abordando as vantagens e limitações dos métodos. O mérito/originalidade do artigo será avaliado externamente por pares. O público principal desta sessão são jovens investigadores e iniciantes na Ciência do Exercício, pelo que apenas serão publicados protocolos que tenham aplicações em investigação. Revisão sistemática: Uma revisão sistemática agora é aceita para submissão na Revista Motriz. Esta seção é baseada em estudos de pesquisa que examinam dados críticos da literatura com foco em uma área temática específica. Comunicação breve: Este tipo de artigo não deve exceder 1.000 palavras excluindo referências, e deve ser composto por página de rosto, resumo, introdução, conclusão e referências. Recomendamos no máximo 20 referências.
  • Revisão sistemática: Uma revisão sistemática agora é aceita para submissão na Revista Motriz. Esta seção é baseada em estudos de pesquisa que examinam dados críticos da literatura com foco em uma área temática específica.
  • Comunicação breve: Este tipo de artigo não deve exceder 1.000 palavras excluindo referências, e deve ser composto por página de rosto, resumo, introdução, conclusão e referências. Recomendamos no máximo 20 referências.

 

Tópicos inclui:

  • Efeitos agudos e crônicos do exercício
  • Crescimento, Desenvolvimento e Exercício
  • Fisiologia do Exercício Epidemiologia da Atividade Física
  • Treinamento Esportivo
  • Atividade Física Adaptada
  • Esportes Adaptativos
  • Reabilitação e Exercício
  • Comportamento Motor
  • Educação Física
  • Esportes de Aventura e Lazer
  • Humanidades do Esporte (incluindo as perspectivas da história, pedagogia, sociologia, filosofia, antropologia cultural, Olimpismo).

 

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil

E-mail: motriz.rc@unesp.br

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – 9º andar – Vila Clementino 04037-003 São Paulo/SP - Brasil E-mail: scielo@scielo.org