Influência do Código de Pontuação no treino da Ginástica Artística Masculina

Autores

  • Paulo Daniel Sabino Carrara Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo
  • Luis Mochizuki Universidade de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/3573

Palavras-chave:

Ginástica. Treino. Tendências.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a influência das novas regras do Código de Pontuação na sistematização do treino da Ginástica Artística Masculina. Para compreender estas alterações, oito treinadores de seleções nacionais, de Portugal e Brasil, foram entrevistados, sobre como essas regras influenciam o treino. Foi utilizada a análise de conteúdo para avaliar os comentários. Os treinadores esclareceram que as novas regras implicaram em mudanças na estrutura das séries e manifestaram novas tendências na sistematização do treino.

Biografia do Autor

Paulo Daniel Sabino Carrara, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo

Possui graduação em Esporte pela Universidade de São Paulo (2002) , especialização em Treino de Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2006) , mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2007) e curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (1997) . Atualmente é . do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Professor da Escola Recrearte e Colégio Henri Wallon, Técnico Esportivo - Ginástica Artística da Prefeitura Municipal de Osasco, Árbitro do Federação Paulista de Ginástica, Árbitro do Confederação Brasileira de Ginástica e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Treinamento Esportivo.

Luis Mochizuki, Universidade de São Paulo, SP

Possui graduação (1995) e doutorado (2001) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, e Livre Docência na área de Saúde, Cultura e Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Associado e coordenador do curso de ciências da atividade física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, controle motor, controle postural, análise do movimento, ginástica olímpica e divulgação científica

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigo Original