Análise dos parâmetros cinemáticos determinantes do desempenho na prova de 200 m nado livre

Autores

  • Maria Inês Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Antônio José Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Diogo Roberto Oliveira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Nuno Domingos Garrido Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Tiago Barbosa Instituto Politécnico de Bragança, Bragança
  • Daniel Marinho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Victor Machado Reis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

DOI:

https://doi.org/10.5016/3622

Palavras-chave:

nado crawl, cinemática, prova submáxima, prova máxima.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram: i) caracterizar o nado submáximo e máximo do ponto de vista cinemático; ii) verificar a influência das variáveis cinemáticas na prova máxima de 200 metros crawl. Nove nadadores de elite nacionais realizaram dois testes: um submáximo, descontínuo de intensidade progressiva; outro máximo, que consistiu em uma simulação de uma prova de 200 m crawl. Foram estudados os parâmetros cinemáticos gerais da mecânica da braçada, a duração de cada fase do ciclo gestual, a velocidade do centro de massa e a variação intracíclica da velocidade horizontal. Verificaram-se diferenças cinemáticas significativas da frequência gestual, velocidade de deslocamento do centro de massa, duração total do ciclo gestual, duração da ação subaquática propulsora e da velocidade do centro de massa na fase de recuperação entre os testes. Identificou-se associações significativas entre o teste máximo e algumas variáveis cinemáticas como a velocidade do centro de massa e índice de nado.

Biografia do Autor

Maria Inês Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Ciências do Desporto

Antônio José Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Ciências do Desporto. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Diogo Roberto Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Doutorando em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real - Portugal), instituição pela qual obteve o título de Mestre em Ciências do Desporto com Especialização em Avaliação e Prescrição da Atividade Física em Setembro de 2010. Trabalha em projetos relacionados à cinética do consumo de oxigênio, dispêndio energético no treinamento de força, e atividade física na terceira idade. Possuí também licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá desde Dezembro de 2005, onde, no decorrer de toda graduação foi membro do laboratório de fisiologia do exercício da referida instituição, tendo então estudado e publicado trabalhos relacionados à Bioenergética e aos Limiares Metabólicos e Ventilatórios.

Nuno Domingos Garrido, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Ciências do Desporto. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Tiago Barbosa, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Instituto Politécnico de Bragança, Departamento de Ciências do Desporto.

Daniel Marinho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Ciências do Desporto. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Universidade da Beira Interior, Departamento de Ciências do Desporto.

Victor Machado Reis, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Ciências do Desporto. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

Artigo Original