Pontos de transição da frequência cardíaca em teste progressivo máximo

Autores

  • Patrícia Guimarães Couto Escola de Educação Física e Esportes, Universidade de São Paulo, SP
  • Ana Paula Rodrigues Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG
  • Antônio José Ferreira Júnior Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG
  • Sandro Fernandes da Silva Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG
  • Fernando Roberto de-Oliveira Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/3643

Palavras-chave:

Exercício. Aptidão Física. Modulação Autonômica.

Resumo

Foi analisado o comportamento da frequência cardíaca (FC) e identificação dos pontos de inflexão (PIFC) e de deflexão da FC (PDFC) em teste progressivo máximo, em sujeitos do sexo feminino e masculino. Vinte universitários foram submetidos ao teste em cicloergômetro, a FC foi monitorada para posterior análise e identificação dos pontos de transição (PT). A FC apresentou comportamento sigmóide, com identificação de PT em todos os sujeitos, sendo: a) em 65% PIFC (64 ± 27W; 29 ± 9%Pmáx e 126 ± 12bpm; 66 ± 5%FCmáx) e PDFC (177 ± 45W; 81 ± 10%Pmáx e 178 ± 8bpm; 93 ± 4%FCmáx); b) em 30% apenas PIFC (80 ± 32W; 36 ± 14%Pmáx e 125 ± 13bpm; 66 ± 5%FCmáx) e c) em 5% o PDFC isolado (103W; 57%Pmáx e 150bpm; 82%FCmáx). O PIFC foi encontrado em carga significativamente inferior ao PDFC, sem diferenças na carga e FC relativas entre os sexos.

Biografia do Autor

Patrícia Guimarães Couto, Escola de Educação Física e Esportes, Universidade de São Paulo, SP

Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras (2010), mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esporte, área de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano, pela Universidade de São Paulo.

Ana Paula Rodrigues, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG

Atualmente faz parte do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFLA - PIVIC, iniciado em setembro de 2009, com o projeto RELAÇÃO ENTRE O PESO DAS MOCHILAS E OS DESVIOS POSTURAIS DA COLUNA VERTEBRAL EM CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, estando o mesmo em fase de pesquisa bibliográfica. Integrante do Laboratório de Estudos do Movimento Humano - LEMOH.

Antônio José Ferreira Júnior, Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Graduado em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente mestrando do programa Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano da UFJF/UFV.

Sandro Fernandes da Silva, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG

raduação em Educaçao Física pela Universidade Santa Cecilia (1995), Especialização em Natação pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA), Especialização em Treinamento Esportivo Pela Centro Universitario Metropolitanos Unidos (UNIFMU), e Doutorado em Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte - Universidad de Leon (2006), validado no Brasil na USP na Área de Biodinâmica do Movimento Humano. Professor Adjunto Nivel II no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Respostas Neuromusculares, Limiares Metabólicos e Treinamento Desportivo.

Fernando Roberto de-Oliveira, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras, MG

graduação em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1989), Especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação Física (Sub-área de Biociências da Atividade Física) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Atividade Física e Esporte - Universidad del Pais Vasco (2004), com estágios de pesquisa no Centro de Alt Rendiment (CAR) de Sant Cugat del Valles (Barcelona), INEFCatalunya de Barcelona e Centro de Medicina AXOLA de San Sebastián (País Vasco). Atualmente é professor da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Avaliação Funcional e Treinamento Desportivo, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação aeróbia e anaeróbia, testes de campo e atletismo. Em 2009, tornou-se treinador da equipe CRIA Lavras de atletismo, direcionada para a detecção, seleção, iniciação e formação dos talentos para o esporte.

Downloads

Publicado

2013-04-16

Edição

Seção

Artigo Original