Ginástica artística competitiva e a filosofia dos técnicos

Autores

  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo, SP
  • Mauricio Santos Oliveira Universidade de São Paulo, SP
  • Odilon José Roble Universidade Estadual de Campinas, SP
  • Michele Viviene Carbinatto Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/4349

Palavras-chave:

Ética. Instrução esportiva. Formação de atletas.

Resumo

O presente estudo é um recorte do projeto original intitulado “Diagnóstico do Processo de Formação Esportiva da Ginástica Artística no Brasil”. Um dos temas de análise é a filosofia de trabalho dos técnicos que atuam nas categorias de base e preparam os potenciais ginastas para as seleções nacionais. Entrevistamos 46 técnicos de 29 instituições esportivas do Brasil. Para a coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada e, para o tratamento dos dados, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Constatamos que a base filosófica ainda é inconsistente e que, em muitas instituições, esta se confunde com os próprios objetivos do programa de treinamento ou simplesmente inexiste. O fato merece considerações e criticas, mas sabemos que a filosofia não é desenvolvida durante os cursos de formação dos técnicos.

Biografia do Autor

Myrian Nunomura, Universidade de São Paulo, SP

Obteve a graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1989); mestrado em Educação pela Yokohama National University (1995); doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2001); pós-doutoramento pela University of Tsukuba (2008) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e de Esporte, com ênfase em Ginástica e suas diversas manifestações; Ginástica Artística Competitiva; Pedagogia do Esporte; e Formação Profissional no Esporte (Coach Education).

Mauricio Santos Oliveira, Universidade de São Paulo, SP

D

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas, SP

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Metodologia de Ensino, Avaliação e Formação de Professores). Foi professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - campus Baixada Santista. Atualmente é professor do Departamento de Educação Motora da Faculdade de Educação Física da Unicamp

Michele Viviene Carbinatto, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Doutoranda em Educação Física pela USP (2008), mestrado em Educação Fïsica pela UNIMEP (2006), possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNICAMP (2003). Realizou estudos de Ginástica em Viborg-Dinamarca (2007). Atualmente é pesquisador do grupo EUNEGI/USP, GGU/UNICAMP e professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Desenvolve estudos na área de Ginástica, Formação Profissional e Teoria da Complexidade.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)