Processo de formação de tenistas talentosos.

Autores

  • Rafael Pacharoni GEPCHAM da (EACH), Universidade de São Paulo, SP
  • Marcelo Massa GEPCHAM da (EACH), Universidade de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4373

Palavras-chave:

tênis, esportes com raquete, talento.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi obter informações a respeito do processo de formação de tenistas talentosos e os consequentes fatores que contribuíram para o alcance do profissionalismo. Para tanto, se utilizou uma amostra de cinco tenistas brasileiros profissionais, caracterizados por terem pontos na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A pesquisa foi constituída através de um delineamento qualitativo, que utilizou como instrumento uma entrevista composta por três perguntas abertas, elaboradas para explorar o contexto de formação do talento. Para a análise dos resultados foi utilizado o “Discurso do Sujeito Coletivo”. De acordo com os resultados, pode-se observar a importância que os professores tiveram no desenvolvimento destes tenistas talentosos, tanto na iniciação como no treinamento. No que se diz respeito ao planejamento dos treinos, o presente estudo demonstra a falta de profissionalismo nas fases iniciais do processo de formação, e a posterior preocupação apenas quando este atleta demonstra possuir algum potencial para seguir carreira profissional.

Biografia do Autor

Rafael Pacharoni, GEPCHAM da (EACH), Universidade de São Paulo, SP

Bacharel em Educação Física e Esporte pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é treinador de Tênis associado ao Esporte Clube Pinheiros e pesquisador do grupo de estudo GEPCHAM, USP - EACH. Embora tenha maior concentração de estudos na área de Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo, seu interesse principal é contribuir para a compreensão da modalidade esportiva Tênis em seus mais diversos aspectos.

Marcelo Massa, GEPCHAM da (EACH), Universidade de São Paulo, SP

Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2006) em Educação Física pela Universidade de São Paulo na Área de Biodinâmica do Movimento Humano. É Professor Doutor da Universidade de São Paulo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH - Ciências da Atividade Física. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Esporte de Alto Rendimento, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção, seleção e promoção de talentos esportivos, crescimento e desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, esporte infanto-juvenil, treinamento a longo prazo. É vice-lider do GEPCHAM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras) e Coordenador Administrativo do LABCAF (Laboratório de Ciências da Atividade Física) da EACH-USP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-25

Edição

Seção

Artigo Original