O Índice de Desenvolvimento Humano e a Data de Nascimento podem condicionar a ascensão de jogadores de Futebol ao alto nível de rendimento?

Autores

  • Israel Teoldo Costa Departamento de Esportes, Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Felippe Silva Leite Cardoso Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Júlio Garganta Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.5016/4653

Palavras-chave:

Futebol. Índice de Desenvolvimento Humano. Idade Relativa. Taxa Demográfica Municipal. Campeonato Brasileiro

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar a possível influência do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da data de nascimento (DN) na ascensão de jogadores ao alto nível de rendimento. A amostra integra os 643 jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro Série A de 2010. Foram coletados dados referentes à data e ao local de nascimento juntamente com seu IDH. Foi utilizada a estatística descritiva e os testes Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado, Kruskall-Wallis e coeficiente de corelação de Pearson. O nível de significância adotado foi de α=0,05. Os resultados sugerem que jogadores nascidos em cidades com valores populacionais inferiores a 100 mil habitantes, com IDH médio (entre 0,501-0,800) e, nascidos nos primeiros meses do ano, apresentam maiores chances de atingir a elite. Afigura-se plausível concluir que a DN e o IDH são fatores que associados podem determinar a ascensão de jogadores ao alto rendimento.

Biografia do Autor

Felippe Silva Leite Cardoso, Universidade Federal de Viçosa, MG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente está inserido no programa de mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Também é membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (http://www.nucleofutebol.ufv.br/). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas do Futebol, Tática, Análise de Jogo, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo.

Júlio Garganta, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto

Possui doutorado na área de modelação tática no futebol e exerce cargos administrativos ligados a essa área, como por exemplo: coordenador do gabinete de futebol da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, membro do grupo de investigação de Designs Observacionais na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, membro do Comitê Científico do Jornal de Pesquisas sobre a Educação Física e Esporte pela Universidade de Franche-Comté (Besançon), membro do Comitê Científico Internacional da Revista Coaching e Sport Science, entre outras 11 revistas internacionais que versam sobre o tema. Possui mais de 150 trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais, foi autor/co-autor de 135 artigos e 10 livros publicados internacionalmente, versando os temas ensino-aprendizagem, o treinamento e a investigação nos jogos esportivos coletivos, com predominante incidência no futebol.

Downloads

Publicado

2013-01-30

Edição

Seção

Artigo Original