Tratamento multiprofissional da obesidade e sua cessação em adolescentes: efeitos no perfil hemodinâmico

Autores

  • Danilo Fernandes da Silva Universidade Estadual de Maringá, PR
  • Josiane Aparecida Alves Bianchini Universidade Estadual de Maringá, PR
  • Nelson Nardo Junior Universidade Estadual de Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/5037

Palavras-chave:

Adolescente. Obesidade. Hemodinâmica.

Resumo

Avaliar os efeitos de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO) e de sua cessação sobre o perfil hemodinâmico de adolescentes. Foram avaliados 19 adolescentes com excesso de peso de 10 a 18 anos. Medidas antropométricas, pressão arterial e frequência cardíaca de repouso foram incluídas na análise. Os adolescentes completaram 16 semanas do PMTO com uma equipe multiprofissional focada em promover mudanças no estilo de vida dos adolescentes. Os mesmos retornaram para avaliação após oito semanas de cessação das atividades. Após o PMTO, foi observada redução na frequência cardíaca de repouso nas meninas sem diferença significativa para o momento de cessação. Os meninos apresentaram melhora para as variáveis: circunferência abdominal, IMC, gordura relativa e massa magra após o PMTO. Após o período cessação houve aumento significativo apenas no peso. Os resultados evidenciam o impacto positivo de um PMTO demonstrando efeitos diferentes de acordo com o gênero.

Biografia do Autor

Danilo Fernandes da Silva, Universidade Estadual de Maringá, PR

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2012) na linha de ajustes e respostas metabólicas e fisiológicas ao exercício físico, Bacharel em Educação Física pela mesma instituição (2010). Atualmente, é aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Tem experiência nas áreas de fisiologia do exercício voltada à performance em corrida em adultos e tratamento da obesidade em adolescentes.

Josiane Aparecida Alves Bianchini, Universidade Estadual de Maringá, PR

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM / UEL e integrante do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade - NEMO, coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Nardo Júnior, desenvolvendo atividades no projeto Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO).

Nelson Nardo Junior, Universidade Estadual de Maringá, PR

doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, no período de 2011-2012, estágio de pós-doutorado na Universidade de Ottawa-Canada na Behavioral and Metabolic Research Unit. Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL, Coordenador do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Atividade Física relacionada à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, prevenção e tratamento de doenças cronicas não transmissíveis, tratamento multiprofissional da obesidade e doenças associadas, atividade física, aptidão física, composição corporal e controle metabólico.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Edição

Seção

Artigo Original