Epidemiology of recreational football in Brazil: prevalence and association with risk factors for chronic diseases and self-rated health in adults

Autores

  • Alex Florindo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP
  • José Cazuza Farias Júnior Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, João Pessôa, PB
  • Jonathan Charles Kingdon Wells Institute of Child Health - London, United Kingdom
  • Pedro Curi Hallal Escola de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5016/5155

Palavras-chave:

Epidemiology. Soccer. Recreation. Motor Activity.

Resumo

The aim of this study was to describe the social and health characteristics of adults who practice football for recreation in adult living in Brazil. This was a cross-sectional study using data from the VIGITEL Surveillance System. In 2006, 54,369 interviews were carried out with adults. Individuals were classified in three groups: inactive in leisure-time; recreational football participants: one/ two times per week or three or more times per week. We ran descriptive analysis and binary logistic models. Recreation footballers in Brazil are mostly young men of low schooling levels. The southeastern region had the greatest proportion of practitioners in Brazil. Most footballers practiced once or two times per week (75.9%), for 60 minutes or more per day (87.7%), and used public locations (94.2%). Football players had less obesity and poor self-rated health compared with inactive. Football practice seems to provide health and wellbeing benefits, independent of the weekly frequency.

Biografia do Autor

Alex Florindo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP

É graduado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (1996). É sanitarista formado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1997). Fez mestrado (2000) e doutorado em Saúde Pública (2003) pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Cursou o Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Nutrição da FSP-USP (2005). Atualmente é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e leciona as disciplinas de fundamentos da atividade física, epidemiologia da atividade física e estudos avançados em saúde pública e atividade física para o curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física. É professor do curso de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP onde leciona a disciplina de epidemiologia da atividade física e orienta alunos de mestrado e doutorado. É editor associado da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo e suas linhas de pesquisa são nas áreas de: métodos de avaliação da atividade física aplicados a populações; fatores associados à prática de atividade física em populações; atividade física para pessoas vivendo com HIV/aids; atividade física na prevenção de doenças crônicas e atividade física no Sistema Único de Saúde.

José Cazuza Farias Júnior, Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, João Pessôa, PB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1997) e mestrado (2002) e doutorado (2010) em Educação Física, área de concentração Atividade Física Relacionada à Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Educação Física do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e leciona as disciplinas Atividade Física e Saúde e Análise e Interpretação de Dados em Educação Física para o curso de Educação Física. É professor do Programa Associado de Mestrado em Educação Física da Universidade de Pernambuco e da Univesidade Federal da Paraíba, onde leciona a disciplina Epidemiologia Geral e da Atividade Física. É editor associado da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde e Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, estilos de vida e saúde, epidemiologia da atividade física, saúde da criança e do adolescente.

Jonathan Charles Kingdon Wells, Institute of Child Health - London, United Kingdom

Pesquisador e Professor do Childhood Nutrition Research Centre, Institute of Child Health - London, United Kingdom.

Pedro Curi Hallal, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, RS

Pedro C Hallal possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e pós-doutorado (2010) no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente adjunto da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física, no curso de Mestrado em Educação Física e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Epidemiologia. Atua como consultor técnico do Ministério da Saúde na área de atividade física e saúde. Atua ainda como editor-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e é um dos sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Fìsica e Saúde. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, tendo sido empossado em 2008. É fellow da Royal Society (Inglaterra). É integrante e sócio-fundador do Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física. É bolsista de produtividade do CNPq. Possui índice H (Scopus) = 23. É financiado pela Wellcome Trust (Inglaterra).

Downloads

Publicado

2013-03-29

Edição

Seção

Artigo Original