A concepção de corpo dos estudantes de graduação em Educação Física

Autores

  • Rafael Assad Aranda Centro de Educação Física e Esporte, PIBC/CNPq-UEL, Londrina, PR, Brasil
  • Ana Maria Pereira Universidade Estadual de Londrina, PR
  • José Augusto Palma Laboratório Pesquisa em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
  • Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma Laboratório Pesquisa em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5016/5381

Palavras-chave:

Educação Física. Corpo/corporeidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar quais concepções de corpo/corporeidade têm os estudantes dos cursos de graduação licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa em educação, abordagem antropológica de cunho fenomenológico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada buscando informações e conhecimentos. A amostra foi selecionada a partir da estratificação proporcional da população que compunha as 05 turmas em conclusão dos cursos no ano de 2008, composta de 15 estudantes, sendo 10% de cada turma, nomeadamente: licenciatura generalista (CFE, 03/87) e licenciatura atual (CNE 01 02/2002). Após análise dos resultados verificou-se que a concepção de corpo/corporeidade assimilada pelos estudantes do currículo licenciatura generalista aproximou-se de corpo físico, dualista e instrumental. Os estudantes do currículo licenciatura atual estão construindo uma concepção de corpo/corporeidade sob a égide do paradigma da unidade e da totalidade, compreendendo o humano que se movimenta intencionalmente.

Biografia do Autor

Rafael Assad Aranda, Centro de Educação Física e Esporte, PIBC/CNPq-UEL, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Educação Física habilitação licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Pós-Graduação em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino e Faculdade Estadual de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (2007). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Materno Infantil Público Tia Dedé, atuando na área de pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia.

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Londrina, PR

Professora Drª. da Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná. Centro de Educação Físca e Esportes, Membro do Departamento de Estudos do Movimento Humano. Atuante nas disciplinas de Educação Física e Ciência, e Ginástica. Áreas de Pesquisa: epistemologia (Motricidade Humana e corporeidade) e Ginástica).

José Augusto Palma, Laboratório Pesquisa em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997 e 2001). Foi Professor do Quadro Próprio do Magistério no Estado do Paraná na Educação Básica (1979-1992). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina na qual atua na graudação em Educação Física-Licenciatura e como Professor Permanente no Programa de Mestrado em Educação na Linha Docência: saberes e práticas.

Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Laboratório Pesquisa em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1983), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é docente na Universidade Estadual de Londrina na graduação em Licenciatura em Educação Física e no Programa de Mestrado em Educação na Linha Docência: saberes e práticas. Estudos com ênfase na Formação de Professores de Educação Física , atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação intervenção profissional docente, construtivismo, organização curricular.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigo Original