Mudança no foco de atenção ao longo da prática de uma habilidade motora

Autores

  • Cristiane Bhering Moretzsohn Silva Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
  • Rodolfo Novellino Benda Departamento de Educação Física, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Fabiano Souza Fonseca Doutorado em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Vitor Alves Pereira Fialho Department of Psychology, University of Warwick, Coventry
  • Hans-Joachim Karl Menzel Departamento de Esportes, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Herbert Ugrinowitsch Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/5654

Palavras-chave:

Educação Física.

Resumo

Este experimento investigou os efeitos da mudança do foco de atenção durante o processo de aprendizagem de uma habilidade motora. Quatro grupos experimentais (foco interno, foco externo, foco interno-externo e foco externo-interno) e um grupo controle praticaram uma tarefa de arremesso de dardo. Durante a fase de aquisição, dois grupos experimentais tiveram uma forma de focalizar a atenção (foco interno ou externo) e os outros dois grupos tiveram o foco de atenção mudado na metade da prática (foco interno-externo ou externo-interno). Os resultados do teste de retenção mostraram que o foco interno-externo resultou em um desempenho mais consistente. Esses resultados sugerem a existência de relação entre os efeitos do foco de atenção e o nível de aprendizagem.

Biografia do Autor

Cristiane Bhering Moretzsohn Silva, Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.

É mestra em Educação Física e pesquisadora do Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2003). Tem experiência prática nas áreas de Voleibol, Educação Física Escolar e Avaliações Físicas (ênfase em Biomecânica). Trabalha atualmente como docente do curso de Educação Física da Fundação Helena Antipoff ministrando as disciplinas Anatomia Humana, Anatomia aplicada à Educação Física, Voleibol e Trabalho de conclusão de curso. Também faz parte da Comissão de Trabalho de conclusão de curso na Fundação Helena Antipoff. É professora de Educação Física escolar no Ensino Fundamental II e Ensino Médio no colégio Padre Eustáquio. Organizadora do Caça Talentos no Futebol 2011. Administradora da empresa de consultoria esportiva F&V Consultoria e Gestão LTDA.

Rodolfo Novellino Benda, Departamento de Educação Física, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990) e Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais sub-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor entre 2008 e 2010. Atua principalmente com os seguintes temas: aprendizagem motora, desenvolvimento motor, iniciação esportiva, processo adaptativo, conhecimento de resultados e organização da prática.

Fabiano Souza Fonseca, Doutorado em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), especialização em Ciências do Esporte e Treinamento Esportivo. Mestrado em Ciências do Esporte e Doutorado em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, pesquisando temáticas como adaptação, demonstração, foco de atenção e feedback.

João Vitor Alves Pereira Fialho, Department of Psychology, University of Warwick, Coventry

Possui Licenciatura (2003), Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é aluno no programa de Ph.D. in Psychology Research na University of Warwick. Publicou 6 artigos em periódicos (1 Qualis B Internacional, 2 Qualis C Internacional e 3 Qualis B Nacional), 1 capítulo de livro e 42 resumos em anais de eventos e/ou periódicos. Participou de 16 eventos científicos. Atua na área de Educação Física e Pscicologia, com ênfase em Comportamento Motor, investigando os seguintes temas: 1- Controle Motor: ações de interceptação; 2- Aprendizagem Motora: fatores que interferem a aquisição de habilidades motoras (principalmente a organização da prática) e Processo Adaptativo (background teórico).

Hans-Joachim Karl Menzel, Departamento de Esportes, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

possui graduação em Ciência do Esporte e Geografia (1980) e doutorado em Ciência do Esporte pela Universidade Frankfurt (Johann-Wolfgang-Goethe) em 1987. Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência do Esporte, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da técnica de movimento (técnicas esportivas, marcha, saltos, marcha de eqüinos). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2003-2005) e membro do Conselho de Diretores da ISBS (2007-2011). Atualmente é coordenador do Laboratório de Biomecânica do COB.

Herbert Ugrinowitsch, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

P

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-09

Edição

Seção

Artigo Original