Análise da versão espanhola do Sport Satisfaction Instrument (SSI) adaptado à Educação Física

Autores

  • Antonio Granero-Gallegos Centro del Profesorado Almería 03, Consejería de Educación, Junta de Andalucía
  • Antonio Baena Extremera Facultad de Ciencias del Deporte - Universidad de Murcia
  • Humberto Luís de Deus Inácio Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO
  • Clara Bracho-Amador
  • Francisco Javier Pérez-Quero

DOI:

https://doi.org/10.5016/5900

Palavras-chave:

Educação Física. Satisfação. Tédio. Propriedades psicométricas. SSI.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas do Sport Satisfation Instrument (SSI) adaptado para a Educação Física (EF) por meio de uma análise fatorial exploratória da estrutura bidimensional do instrumento em uma amostra espanhola. Com isso, buscou-se determinar, de maneira preliminar, se o SSI constitui um instrumento válido e fiável para ser utilizado em futuras pesquisas. O instrumento foi elaborado em um modelo teórico de dois fatores: Satisfação/Diversão e Tédio. A amostra constituiu-se de um total de 224 alunos de secundária entre 12 e 19 anos. A versão [espanhola] do instrumento adaptado para a EF demonstrou níveis aceitáveis de consistência interna.

Biografia do Autor

Antonio Granero-Gallegos, Centro del Profesorado Almería 03, Consejería de Educación, Junta de Andalucía

Dr. y Licenciado en Educación Física. Profesor Subdirector del Centro del Profesorado Almería 03, Consejería de Educación, Junta de Andalucía.

Antonio Baena Extremera, Facultad de Ciencias del Deporte - Universidad de Murcia

Dr y Licenciado en Educación Física. Profesor Ayudante Doctor y profesor de la Facultad de Ciencias del Deporte de la Universidad de Murcia. Funcionario del cuerpo de Profesores de Educación Secundaria y Primaria.

Humberto Luís de Deus Inácio, Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Educação (1997) e Doutorado em Sociologia Politica (2007) pela mesma instituição. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goias, na Faculdade de Educaçao Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica, lazer, ecologia, ecodesenvolvimento e meio ambiente. É Líder do GEPELC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Lazer e Comunicação (UFG), e membro do Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza (UFG). Sócio-pesquisador do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciencias do Esporte. Parecerista Ad Doc das revistas Brasileira de Ciencias do Esporte (RBCE), Movimento (ESEF-UFRGS), Pensar a Pratica (FEF-UFG) e EMASF-Revista Digital de EF (Espanha)

Clara Bracho-Amador

Doctoranda y Licenciada en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte y Diplomada en Fisioterapia. Máster en Actividad Física y Salud. Doctorando en Educación Física.

Francisco Javier Pérez-Quero

Doctorando y Licenciado en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Máster en Actividad Física y Salud. Diplomado en Fisioterapia. Profesor de Educación Física en Secundaria, Consejería de Educación, Junta de Andalucía.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-01-16

Edição

Seção

Artigo Original