Equilíbrio postural estático em indivíduos saudáveis : Comparações entre três grupos etários.

Autores

  • Yanne Salviano Pereira Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Jéssica Mascena de Medeiros Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • José Angelo Barele Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP
  • Ana Maria Forti Barela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP
  • César Ferreira Amorim Universidade da Cidade de São Paulo, SP
  • Catarina de Oliveira Sousa Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Palloma Rodrigues de Andrade Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • José Jamacy de Almeida Ferreira Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Heleodório Honorato dos Santos Federal University of Paraíba at João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.5016/6929

Palavras-chave:

Grupos etários. Retroalimentação sensorial. Postura.

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o equilíbrio postural estático de indivíduos saudáveis de três faixas etárias em diferentes condições de apoio e de visão. Foram analisados 71 sujeitos, divididos em 3 grupos: jovens (GJ: 22,22,1 anos); meia idade (GMI: 50,75,7 anos) e idosos (GI: 66,85,4 anos). O equilíbrio foi testado numa plataforma de força, em 3 condições de apoio e 3 condições de visão, avaliando-se o deslocamento total (DT), ântero-posterior (DAP) e médio-lateral (DML) do centro de pressão (CP). Os dados foram analisados no SPSS (15.0) pela ANOVA (three-way) e teste post-hoc de Tukey, para <0,05. A ANOVA mostrou interação grupo X condições de apoio e grupo X condições visuais, nas 3 variáveis estudadas (P<0,01), com maiores deslocamentos no GMI e GI no apoio unipodal com visão parcial e ausente (P<0,05). O equilíbrio postural estático em indivíduos saudáveis diminuiu ao longo do tempo e que as condições de apoio e de visão podem afetá-lo negativamente com o avançar da idade.

Biografia do Autor

Yanne Salviano Pereira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba

Jéssica Mascena de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Tecnologia em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente cursa mestrado em Saúde Publica no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE e desenvolve atividade de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva -LEPASC- do Departamento de Fisioterapia da UFPB (pesquisadora colaboradora). Já foi bolsista PIBIC e PIVIC do projeto de pesquisa "Efeitos da idade na marcha e no equilíbrio de indivíduos sadios em diversas faixas etárias", bolsista do projeto de extensão e pesquisa PET-Saúde, extensionista colaboradora dos projetos Pilates Solo e Corpomente em Movimento, além de monitora da disciplina Cinesioterapia I, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba.

José Angelo Barele, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Desenvolvimento Motor pela Universidade de Maryland, Estados Unidos (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Estadual Paulista, com atuação na graduação, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Educação Física. Também orienta e ministra disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, linha de pesquisa Coordenação e Controle do Movimento Humano, Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos sub-temas: desenvolvimento e controle motor e controle postural.

Ana Maria Forti Barela, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (1992), mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e no curso de graduação em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com interesse de pesquisa em estudos da postura e da locomoção em diferentes populações, controle motor, desenvolvimento motor, aprendizagem motora, biomecânica, andar em diferentes contextos e estratégias de intervençâo do andar.

César Ferreira Amorim, Universidade da Cidade de São Paulo, SP

Possui graduação em Engenharia Eletro Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (1992), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2003), Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo e diretor - EMG System do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Instrumentação biomédica, estudo do movimento humano, ergonomia, processamento de sinais biológico, atuando principalmente nos seguintes temas:reconhecimento de padrões, eletromiografia, desenvolvimento de sensores, interpretação e análise de sinais biológicos.

Catarina de Oliveira Sousa, Universidade Federal de São Carlos, SP

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência em Fisioterapia, na área Avaliação do Movimento Humano, atuando nas linhas de pesquisa: Instrumentação e Análise Cinesiológica e Biomecânica dos Movimentos e Plasticidade do músculo esquelético.

Palloma Rodrigues de Andrade, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Professora do Departamento de Fisioterapia da UFPB. Possui Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999), graduação em Psicologia Clínica Abordagem Cognitivo-Comportal pelo Centro Universitário de João Pessoa (2000), graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2000),mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). É professor adjunto do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, responsável pela disciplina Fisioterapia Geral I (cujo conteúdo é referente à eletro, termo e fototerapia); e do Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP, responsável pelas disicplinas de Psicologia organizacional, Psicologia Social e da Comunicação e Comportamento do Consumidor. Tem experiência na área de Psicologia (com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, valores humanos, validação de instrumentos, agressão humana). A ênfase de sua experiência na Fisioterapia é na aplicação de recurso físicos (elétricos, térmicos e fototerápicos) na clínica, como orientações nesta área e em dermatofuncional.

José Jamacy de Almeida Ferreira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Residência em Terapia Funcional pelo Hospital Sarah Kubitshek, mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é revisor dos periódicos Annals of Biomedical Engineering, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Revista Brasileira de Fisioterapia e Revista Fisioterapia e Pesquisa; professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Eletromiografia Cinesiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica clínica, Plasticidade do sistema músculoesquelético e Fisioterapia osteomioarticular.

Heleodório Honorato dos Santos, Federal University of Paraíba at João Pessoa, PB

Fisioterapia pela Universidade Regional do Nordeste - PB (1982); Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1998); Mestrado em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal da Paraíba (2002); Doutorado em Fisioterapia no Laboratório de Plasticidade Muscular da Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Fisioterapia da UFPB e tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Avaliação e Diagnóstico, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: biomecânica ocupacional, ergonomia, metodologia, alteração postural e plasticidade muscular.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)