Fatores associados ao comportamento sedentário em escolares de 9-12 anos de idade

Autores

  • Amanda Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG
  • Alynne Christian Ribeiro Andaki Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG
  • Paulo Roberto dos Santos Amorim Departamento de Educação Física -DES, Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Edmar Lacerda Mendes Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/7109

Palavras-chave:

Estilo de vida sedentário, criança, associação

Resumo

São recentes os estudos que investigaram impactos do comportamento sedentário (CS) sobre a saúde, principalmente em crianças. O objetivo foi investigar fatores associados ao CS em escolares do município de Uberaba, MG. Trata-se de estudo epidemiológico, transversal, com amostra probabilística (n = 649). Foram coletadas e consideradas variáveis independentes: medidas antropométricas, pressão arterial, exames bioquímicos, tempo gasto em atividade física (AF). CS foi considerado variável dependente, caracterizado pelo tempo de tela (TT), e verificado fatores associados pela regressão de Poisson. Meninas apresentaram valores maiores de dobras cutâneas, triglicerídeos e HDL-c e meninos, maior concentração de glicose sanguínea, atenderam mais à recomendação de 60 min de AF/dia e maior CS. O TT > 2 h/dia foi prevalente em 76,9 % da amostra. CS não foi associado a variáveis sociodemográficas, de saúde e comportamentais em crianças de 9-12 anos de idade. Mais pesquisas são necessárias para elucidar as inter-relações complexas entre TT e fatores associados.

Biografia do Autor

Amanda Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras - MG e é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alynne Christian Ribeiro Andaki, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

É Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Especialista em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005),Meste em Ciência da Nutrição UFV, 2010. Atualmente é Doutoranda em Ciência da Nutrição, area de concentração em Saúde Coletiva, desenvolve pesquisa com síndrome metabólica em crianças. É professora temporária na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Uberaba/MG.

Paulo Roberto dos Santos Amorim, Departamento de Educação Física -DES, Universidade Federal de Viçosa, MG

Doutorado em saúde pela Queensland University of Tecnology - Austrália (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área da atividade física, gasto energético e saúde. Seus interesses atuais concentram-se nos estudos de validação das técnicas de medida da atividade física e do gasto energético em crianças, adolescentes e adultos, bem como sua aplicabilidade em estudos de intervenção para controle do excesso de gordura corporal e controle glicêmico em obesos e diabéticos Bolsista categoria excelência em Pesquisa da Fundação Artur Bernardes (FUNARPEX)

Edmar Lacerda Mendes, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Graduado em Educação Física, Mestre em Ciência da Nutrição e Doutor em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto II e Coordenador do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua no Curso de Graduação e Pós Graduação stricto sensu em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original