Cycling above rather than below lactate threshold is more effective for nitric oxide release and post-exercise blood pressure reduction in individuals with type-2 diabetes

Autores

  • Ricardo Yukio Asano Educação Física na Universidade Católica de Brasília, DF
  • Rodrigo Alberto Vieira Browne Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Rafael da Costa Sotero Universidade Católica de Brasília, DF
  • Marcelo Magalhães Sales Universidade Católica de Brasília, DF
  • José Fernando Vila Nova Moraes Universidade Católica de Brasília, DF
  • Carmen Sílvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília, DF
  • Herbert Gustavo Simões Universidade Católica de Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5016/7157

Palavras-chave:

óxido nítrico, diabetes tipo 2, exercício de alta intensidade

Resumo

Os objetivos do presente estudo foram analisar e comparar os efeitos do exercício realizado em diferentes intensidades, acima e abaixo do limiar de lactato (LL), sobre a resposta da pressão arterial (PA) e óxido nítrico (NO) em indivíduos com diabetes tipo 2 (DM2). Para tanto, 11 DM2 foram submetidos às seguintes sessões: 1) sessão controle; 2) 20 min de exercício em cicloergômetro em intensidade moderada (80%LL); e 3) 20 min de exercício em cicloergômetro em alta intensidade (120%LL). O NO plasmático e as medidas de PA foram realizadas no repouso, bem como aos 15 e 45 min do período de recuperação de todas as sessões. Quando comparado ao período de repouso, somente a sessão de exercício realizado a 120%LL promoveu aumento do NO (de 7,2 para 9,5 μM, p<0,05) e, por conseguinte, uma diminuição na pressão arterial sistólica (de 126,6±7,9 para 118,7±3,9 mmHg, p<0,05) durante o período de recuperação pós-exercício. Em conclusão, os resultados sugerem que a liberação de NO e a diminuição da PA parecem ser intensidade-dependente para indivíduos com DM2.

Biografia do Autor

Ricardo Yukio Asano, Educação Física na Universidade Católica de Brasília, DF

Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1998), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela FMU, Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Doutorando em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é professor da FESB em Bragança Paulista, experiência docente nas disciplinas Futebol, natação, Basquete, monografia, estágio, fisiologia humana, atividade fisica na doença cardiovascular e Fisiologia do exercício. Ministrou disciplinas de Pós Graduação na ETHAL (avaliação funcional), FASE (sistema hormonal e meio ambiente e exercício) e CESTEP (Avaliação e Aptidão Física) em cursos de Fisiologia do exercício. Atualmente é bolsista CAPES para o projeto de pesquisa relacionando a atividade da Bradicinina e óxido nítrico e intensidade do exercício financiado pelo CNPQ/Universal. E editor de seção da Revista Brasileira de Ciência e Movimento.

Rodrigo Alberto Vieira Browne, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Educação Física (Bolsista PIBIC/CNPq) pela Universidade Católica de Brasília (2012). Atualmente, é estudante de mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Bolsista CAPES). Além disso, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício (GEPEBIEX). Tem como principal linha de atuação e pesquisa: 1) neurociência do exercício; 2) atividade física, saúde e qualidade de vida; e 3) respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício.

Rafael da Costa Sotero, Universidade Católica de Brasília, DF

Graduado (Pibic-CNPq) em Educação Física - Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre (CAPES) em Educação Física - UCB. Doutorando em Educação Física - UCB. Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Professor Assessor da Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física (UCB) Pesquisador do Lab. de Educação Física e Treinamento (LAFIT-UCB), atuando nas áreas de fisiologia do exercício, biologia celular e molecular, Avaliação Funcional e Crescimento e Desenvolvimento Humano. Membro do Grupo de Estudo do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício (UCB). Revisor de periódicos nacionais e internacionais.

Marcelo Magalhães Sales, Universidade Católica de Brasília, DF

Graduado (Pibic-CNPq) em Educação Física - Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre (CAPES) em Educação Física - UCB. Doutorando em Educação Física - UCB. Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Professor Assessor da Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física (UCB) Pesquisador do Lab. de Educação Física e Treinamento (LAFIT-UCB), atuando nas áreas de fisiologia do exercício, biologia celular e molecular, Avaliação Funcional e Crescimento e Desenvolvimento Humano. Membro do Grupo de Estudo do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício (UCB). Revisor de periódicos nacionais e internacionais.

José Fernando Vila Nova Moraes, Universidade Católica de Brasília, DF

Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), Especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2009) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2009). Atualmente é professor assistente em regime de dedicação exclusiva da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas futebol/futsal, atletismo e ginástica artística e rítmica. Além disso, é doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Linhas de pesquisa incluem atividade física, obesidade e hipertensão em escolares.

Carmen Sílvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília, DF

Educação Física (1993) e Mestre em Ciências da Motricidade (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Atualmente é Professora da Graduação em Educação Física na disciplina "Crescimento e Desenvolvimento Humano"; Professora, orientadora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB); Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar (UCB) e Coordenadora do Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS-UCB). Atua nas linhas de pesquisa: avaliação física, antropométrica e da pressão arterial para a prevenção de doenças crônico não transmissíveis em crianças; efeito de atividades físicas infantis sobre o desempenho escolar, variáveis cognitivas, metabólicas e ventilatórias em crianças; avaliação funcional, efeito do exercício físico sobre a glicemia e pressão arterial em indivíduos saudáveis e em portadores de diabetes e hipertensão arterial; polimorfismo do gene da ECA em portadores de diabetes tipo 2; efeito do exercício físico agudo e crônico sobre a glicemia, o endotélio vascular e PA em camundongos transgênicos ob/ob.

Herbert Gustavo Simões, Universidade Católica de Brasília, DF

ducação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Fisiológicas (1997) e Doutor em Ciências (2002) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com Estágio Doutoral no "Laboratory of Food, Nutrition and Exercise Sciences" na "Florida State University" com apoio FAPESP. Atualmente é Diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília e Bolsista de Produtividade em Pesquisa "PQ1-D" do CNPq. Tem experiência na área de Fisiologia Humana Geral e Fisiologia do Exercício, com ênfase em Avaliação Funcional e Respostas Glicêmicas e Hemodinâmicas ao Exercício. Atua principalmente nos seguintes temas: Efeitos hipotensores e hipoglicemiantes do exercício; Avaliação funcional a partir das respostas do lactato sanguíneo, glicemia e de variáveis ventilatórias em atletas e não-atletas, bem como em populações especiais (diabéticos, idosos, obesos e hipertensos).

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)