Gênero e distância influenciam preditores de desempenho em nadadores jovens.

Autores

  • Paulo Victor Mezzaroba Associate Post-Graduate Program in Physical Education UEM/UEL, State University of Maringá, PR
  • Marcelo Papoti São Paulo University, Physical Education and Sport School of Riberão Preto, SP
  • Fabiana Andrade Machado Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/7190

Palavras-chave:

Curta distância. Média distância. Parâmetros fisiológicos. Parâmetros biomecânicos.

Resumo

Preditores de desempenho modificam-se constantemente na juventude devido ao início precoce das rotinas de treinamento sistematizado na natação. Sendo assim, o objetivo do estudo foi determinar o grupo de parâmetros que melhor prediz performances de curta e média distância em nadadores jovens de ambos os gêneros. Trinta e três nadadores competitivos de ambos os gêneros (10 a 16 anos) participaram do estudo. Foi utilizada regressão linear múltipla (RLM) considerando as velocidades médias de 100, 200 e 400m como variáveis dependentes, e cinco grupos de parâmetros como possíveis preditores (antropometria, composição corporal, parâmetros fisiológicos e biomecânicos, idade cronológica/ pilosidade pubiana). Os principais resultados revelaram poder de explicação próximo a 100% para ambos os gêneros em todas as performances, entretanto com diferentes preditores nos modelos de RLM. Logo, há consideráveis diferenças que devem ser consideradas em programas de treinamento entre preditores de performances de curta e média distância, para meninos e meninas.

Biografia do Autor

Paulo Victor Mezzaroba, Associate Post-Graduate Program in Physical Education UEM/UEL, State University of Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização em Fisiologia do exercício pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL (CAPES 4). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Tem experiência na área da saúde e desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação física e prescrição do exercício físico, fisiologia do exercício, desempenho aeróbio e anaeróbio, lactato, velocidade crítica, influencia da idade cronológica e biológica na performance de crianças e adolescentes e LED terapia.

Marcelo Papoti, São Paulo University, Physical Education and Sport School of Riberão Preto, SP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Fabiana Andrade Machado, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado e Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002, 2007). Atualmente é professor Adjunto do Depto. de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente e orientadora (Mestrado e Doutorado) no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL. Consultor "ad hoc" da Fundação Araucária. Lidera os grupos de pesquisa "Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia do Exercício Animal e Humana - GEFEAH" e "Treinamento Desportivo: Avaliação e Prescrição do Exercício Físico". Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Aspectos Fisiológicos Relacionados Ao Rendimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Performance de corrida; Consumo Máximo de Oxigênio; Cinética do VO2; Máxima Velocidade Aeróbia; Tempo de Exaustão; Lactato; Crescimento e Desenvolvimento; Crianças e Adolescentes; Treinamento Desportivo; Avaliação Física e Prescrição de Exercício; Efeitos da Idade Cronológica e Biológica sobre o Desenvolvimento e Desempenho motor.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)