Força de membros inferiores como indicador de incapacidade funcional em idosos

Autores

  • Rafaela Gomes dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG
  • Sheilla Tribess Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG
  • Joilson Meneguci Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG
  • Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG
  • Renata Damião Curso de Graduação em Nutrição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG
  • Jair Sindra Virtuoso Júnior Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.5016/7252

Palavras-chave:

Membros inferiores, força muscular, pessoa. com incapacidade, idoso, curva ROC.

Resumo

O propósito deste estudo foi discriminar a quantidade de repetições no teste sentar e levantar da cadeira na estimativa da incapacidade funcional. Estudo epidemiológico de corte transversal com amostra probabilística de 622 indivíduos, idade > 60 anos. A capacidade funcional autopercebida foi analisada como variável dicotômica: ausência de dependência versus dependência na realização de atividade básicas (ABVD) e instrumentais da vida diária (AIVD). Aplicou-se o teste sentar e levantar da cadeira durante 30 segundos (número de repetições máximas) para avaliar a força de membros inferiores. O teste mostrou-se como discriminador da incapacidade funcional devido os valores apresentados pelas áreas sob as curvas ROC serem >0,60. O ponto de corte para determinar a incapacidade funcional nas ABVD foi < 10 repetições (homens) e < 9 repetições (mulheres); nas AIVD < 14 repetições (homens) e < 10 repetições (mulheres). A força de membros inferiores pode ser utilizada como preditor da incapacidade funcional nas ABVD e AIVD.

Biografia do Autor

Rafaela Gomes dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-2011). Atualmente é discente de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Esporte, Condições de Vida e Saúde. Bolsista CAPES/REUNI. Estudante do Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (NEAFISA/UFTM); do projeto de extensão e pesquisa do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas (NIEFAM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer (NEPEEL) desenvolvidos na UESB. Atuou no Programa de Bolsas de Estudos no País- FAPESB/UESB, como bolsista de Iniciação Científica, no período de agosto 2010 a julho de 2011.

Sheilla Tribess, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Atividade Física, Qualidade de Vida e Envelhecimento pela Universidade Norte do Paraná (2003), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012). Exerceu o cargo de coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Educação Superior de Manhuaçu (IESMAN) e atuou como docente do Departamento de Educação Física da Unviversidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente está vinculada ao Departamento de Ciências do Esporte da Unviversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto de Ciências da Saúde e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação Física na linha de pesquisa: Esporte, Condições de Vida e Saúde. Possui experiência no ensino na área de desenvolvimento motor, avaliação funcional, epidemiologia do envelhecimento e da atividade física. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: saúde do idoso, epidemiologia, avaliação de programas e serviços em atividade física e saúde.

Joilson Meneguci, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional, realizado na Escola Superior de Educação no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, Monitor Remunerado na Disciplina Organização, Gestão e Marketing em Educação Física e Esporte, Participante no Programa de Bolsa de Extensão com os programas Intitulados "Escola de Esportes UFLA" e "Ginástica Laboral na UFLA" e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM/ Uberaba MG, na área de Esporte, Condições de Vida e Saúde e bolsista CAPES.

Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras UFLA, Lavras - MG (2011). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, Uberaba MG (2013), na área de Esporte, Condições de Vida e Saúde, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG. É integrante do Núcleo de Estudos de Atividade Física e Saúde - NEAFISA, dentro da linha específica de epidemiologia do envelhecimento.

Renata Damião, Curso de Graduação em Nutrição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (1996), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2002), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Exerce o cargo de professor Adjunto Nível 2 (em regime de dedicação exclusiva) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, junto ao Departamento de Nutrição, desde 2009. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia Nutricional atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade nipo-brasileira, síndrome metabólica, estado nutricional, consumo alimentar, intervenção nutricional e promoção da saúde em nutrição.

Jair Sindra Virtuoso Júnior, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2001); Especialização em Exercício e Qualidade de vida pela Universidade Federal do Paraná (2002); Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), com período sanduíche na Universidad de Vigo (Espanha). Atualmente, é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-SESu-MEC) para o ENADE; parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde (SBAFS) e da International Society for Physical Activity and Health (ISPAH); representante na Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Mec/SESU/CNRMS CT 5 Avaliação Funcional). Possui parcerias com o Centro de Estudos Hispânicos e Ibero-americanos para o desenvolvimento de pesquisas. É Coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação Física e docente do Mestrado em Atenção à Saúde com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Atenção à Saúde das populações; Esporte, condições de Vida e Saúde. É editor da revista "Arquivos de Ciências do Esporte". Possui artigos, livros e capítulos de livros publicados, sendo que suas atividades profissionais interagiu com 127 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Possui experiência em atividades de ensino a distância, tendo sido tutor do curso de Aperfeiçoamento: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa oferecido pela Ead/Fiocruz, em 2009. Foi vice-presidente do Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Estado de Minas Gerais (CONDIESEF-MG), na gestão 2011/2012. Tem experiência em orientação na graduação e Pós-graduação. É líder de grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa, sendo que alguns com captação de recursos a agências de fomento. Possui experiência no ensino na área do Comportamento motor, avaliação funcional e em epidemiologia da atividade física. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: saúde do idoso, atenção básica, epidemiologia, avaliação de programas e serviços em atividade física e saúde, formação profissional.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original