Desempenho motor em séries múltiplas até a falha concêntrica

Autores

  • Erick Henrique Pereira Eches Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
  • Alex Silva Ribeiro Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.
  • Matheus Amarante Nascimento Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.
  • Edilson Serpeloni Cyrino Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.

DOI:

https://doi.org/10.5016/7253

Palavras-chave:

resistência de força, fadiga muscular, força muscular, testes motores

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o número de repetições sustentadas até a falha concêntrica, em séries múltiplas de exercícios com pesos. Três séries a 70% de 1-RM foram executadas por 17 homens (28,0 ± 5,1 anos), nos exercícios supino em banco horizontal, agachamento, rosca direta, cadeira extensora e mesa flexora, com dois minutos de recuperação entre as séries e cinco minutos entre os exercícios. Um maior número total de repetições (p < 0,05) foi identificado nos exercícios multiarticulares (33 repetições) em relação aos exercícios monoarticulares (24 a 28 repetições). Uma redução significante no desempenho (p < 0,05) foi encontrada entre a primeira e a segunda série (28 a 35%) e entre a segunda e a terceira série (22 a 36%). Os resultados sugerem que o desempenho motor não é sustentado em séries múltiplas a 70% de 1-RM em exercícios monoarticulares e multiarticulares, com intervalos de recuperação de dois minutos.

Biografia do Autor

Erick Henrique Pereira Eches, Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Programa de Pós Graduação em Educação Física associado UEL-UEM a nível de mestrado (2013/2015). Bolsista CAPES/Fundação Araucária. Graduado em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2011). Cursando Especialização em Atividades de Academia (UEL, 2012/2013). Faz parte dos seguintes grupos GEPEMENE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício); Grupo de Estudos em Saúde da Mulher; GEPESINE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Sistema Neuromuscular e Exercício). Áreas de interesse: Efeitos do treinamento com pesos sobre variáveis cardiovasculares, de saúde e de desempenho. Ativação muscular e medidas de fadiga, através da técnica de Eletromiografia.

Alex Silva Ribeiro, Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.

Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEL/UEM, em nível de Doutorado com orientação do professor Edilson S. Cyrino. Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná (2008). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). É integrante do grupo de estudo e pesquisa em metabolismo, nutrição e exercício (GEPEMENE). Tem experiência na área de Treinamento Esportivo e Treinamento com Pesos.

Matheus Amarante Nascimento, Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.

raduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) (2006). Concluiu o Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é aluno de doutorado em Educação Física no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento com Pesos, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, força muscular e composição corporal, aptidão física, nutrição, envelhecimento.

Edilson Serpeloni Cyrino, Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Universidade Estadual de Londrina. Londrina - PR.

Atualmente é Professor Associado A da Universidade Estadual de Londrina, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). Atualmente coordena seis projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desempenho motor, composição corporal, treinamento com pesos, antropometria e testes motores.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)