Jogo com orientação e jogo livre em contexto enriquecido: Impacto no desenvolvimento motor.

Autores

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Beatriz Oliveira Pereira Universidade do Minho, Braga
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5016/7672

Palavras-chave:

Infância pré-escolar. Desenvolvimento de habilidades motoras. Educação física.

Resumo

Jogo com orientação e jogo livre em contexto enriquecido: Impacto no desenvolvimento motor.” O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das intervenções jogo com orientação e jogo livre em ambiente enriquecido sobre o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças pré escolares. Participaram da investigação 71 crianças matriculadas em turmas de jardim de infância, distribuídas em dois grupos experimentais e um grupo controle. Foi aplicado aos participantes o Test of Gross Motor Development – Second Edition, antes e após o período interventivo. Os resultados evidenciaram que os meninos e meninas do grupo jogo com orientação apresentaram ganhos em habilidades motoras, ao passo que mudanças não foram observadas nos meninos e meninas que constituíram o grupo jogo livre em ambiente enriquecido, nem nos do grupo controle. Esses achados indicam que o papel do professor no grupo jogo com orientação foi determinante para a melhora de desempenho das crianças pré-escolares.

Biografia do Autor

Míriam Stock Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2008).

Beatriz Oliveira Pereira, Universidade do Minho, Braga

Beatriz Pereira is Full Professor of the University of Minho, Institute of Education, Portugal and is member of the Research Centre on Child Studies. She is author or co-author of articles, books and chapters about bullying, play, leisure and physical activity. She had supervised PhD tessis and master degree dissertations. http://lattes.cnpq.br/6143064143846471

Nádia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Pós-Doutorado na School of Public Health - University of Maryland - EUA e Doutorado e Mestrado em Health and Human Performance - ênfase no Comportamento Motor pela Auburn University - EUA e graduação em Educação Física. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano com orientação de alunos de mestrado e doutorado. O principal enfoque de sua pesquisa e o desenvolvimento motor de crianças de risco e ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As pesquisas são voltadas a avaliação do desenvolvimento e intervenção quando atrasos e riscos são detectados. Atua também em pesquisas nas escolas públicas na implementação de estratégias curriculares e programas compensatórios. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Avaliações e Intervenções Motoras e coordenadora do curso de especialização em Motricidade Infantil da UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigo Original