O negócio futebol no Brasil: Conexões entre a economia, o mercado e a mídia.

Autores

  • Rômulo Meira Reis Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro, RJ
  • Jéssica Lúcia dos Remédios Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), Rio de Janeiro, RJ
  • Silvio de Cássio Costa Telles Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Lamartine Pereira DaCosta Programa de Pós Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5016/7963

Palavras-chave:

Futebol brasileiro. Economia. Mercado. Mídia.

Resumo

O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A tem demonstrado estabilidade econômica, sobretudo, a partir de 2003 após a inserção do sistema de pontos corridos e mudanças na gestão operacional da competição. Diante das variáveis: economia, mercado e mídia, buscamos investigar como está estruturado o negócio campeonato brasileiro de futebol. O objetivo geral foi compor um panorama econômico-financeiro sobre o campeonato brasileiro de futebol. Utilizou-se os métodos da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental que possibilitaram apresentar e analisar os dados encontrados. Os resultados apontam que a economia, o mercado e a mídia em todas as suas formas criam uma tríade que sustenta e potencializa o negócio futebol, proporcionando valorização de preços, geração de receitas, negócios e oportunidades. Sendo a mídia com seu diversificado sistema de entretenimento, o principal responsável pela retroalimentação do processo comercial entre produtores e consumidores.

Biografia do Autor

Rômulo Meira Reis, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Gestão Esportiva, Mestre em Gestão Esportiva, Especialista em Administração e Marketing Esportivo, Graduado em Administração de Empresas e Educação Física pela Universidade Gama Filho. Gestor Esportivo no Departamento de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, atuando na Gerência de Estádios e Projetos. Membro de Grupo de Trabalho no Ministério do Esporte para aprimoramento de laudos técnicos e melhorias em estádios de futebol. Experiência profissional em Administração & Marketing Esportivo, Gestão Empresarial e Financeira. Professor de Capoeira na Cia. Capoeira. Oficial do Temporário do Exército Brasileiro na Arma de Cavalaria servindo no 2º Regimento de Cavalaria de Guarda.

Jéssica Lúcia dos Remédios, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), Rio de Janeiro, RJ

Apoiadora técnica da Assessoria de Atividade Física e do Programa Academia Carioca da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com foco na subarea de Epidemiologia Geral. Dissertação sobre a Análise descritiva do perímetro de cintura em adolescentes do município do Rio de Janeiro. Bacharel em Educação Física na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ)

Silvio de Cássio Costa Telles, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (2002-2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também atua como técnico de polo aquático do Fluminense Football Club. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas:natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar,envelhecimento e políticas públicas.

Lamartine Pereira DaCosta, Programa de Pós Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ

Ciências Navais pela Escola Naval (1958), Licenciatura em Educação Física pela EsEFEx (1963), especialização Ergonomia pela FGV-RJ (1971), doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho-UGF (1989) e Livre Docente em Gestão do Esporte pela UERJ (1988). Atualmente é professor titular da UGF-RJ, Professor Visitante na University of East London-UK e Reginal Coordinator Latin America no ICSSPE (Berlin). Funções anteriores: membro Conselho Pesquisas do Comité Olimpico Internacional em Lausanne-Suiça (2001-2008), membro da WADA-Montreal (2000-2008), professor visitante Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade do Porto (Portugal), Academia Olimpica Internacional (Grecia), Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) (1992 - 2007). No Brasil foi professor da Universidade Católica de Petrópolis (Engenharia), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Mestrado em Geografia), UNIRIO (Mestrado em Cultura e Memoria Social), USP (Mestrado Educação Física) e UERJ (Graduação Educação Física) período 1979 - 2002. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Administração, Historia e Filosofia com ênfase em meio ambiente, esportes, lazer e Gestão do Conhecimento. Tem produção contínua em pesquisas desde 1962 no Brasil e no exterior, com inicio na area de meio ambiente.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

Artigos de Atualização ou Divulgação