A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ONEIDE DE SOUZA TAVARES EM MARABÁ-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16759

Resumo

Nos dias atuais, as imagens se fazem presentes também no ambiente escolar, com a utilização dos livros didáticos, considerada a ferramenta mais democrática e de fácil acesso para ser manuseada em sala de aula. Assim, o presente texto tem por objetivo analisar a linguagem fotográfica enquanto metodologia didática para a Educação Geográfica (EG), junto às duas turmas vespertinas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Oneide de Souza Tavares, na cidade de Marabá – Pará. As metodologias utilizadas foram 1) pesquisa teórica; 2) planejamento didático-pedagógico; 3) regência 4) atividade proposta aos alunos e 5) aplicabilidade de questionário aos alunos. Oliveira e Chiapinotto (2004, p.81) destacam que “a fotografia cria para os educandos possibilidades de interpretação do mundo à sua volta, representações de sua vida escolar, familiar e geográfica”. Em síntese, podemos observar que o uso da fotografia, quando inserido na educação e no Ensino de Geografia, dá ao aluno a possibilidade de “viajar para inúmeros lugares”, conhecendo locais diferentes, além dos fenômenos culturais, políticos e sociais.

Biografia do Autor

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografia pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá, coordenador do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e diretor da Faculdade de Geografia - UNIFESSPA - Marabá.

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Docência em Geografia para o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa/Campus - Marabá - PA). Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Jonatan Carneiro de Jesus, Unifesspa

Graduando em Geografia Licenciatura na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Gabriel Conceição dos Santos, Unifesspa

Graduando em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos