MAPEAMENTO DO RISCO DE INUNDAÇÃO DA BACIA DA QUINTINO NO MUNICÍPIO DE BELÉM

Autores

Resumo

 Realizar o mapeamento de áreas com risco de inundação é relevante para evitar possíveis desastres. O Índice de Vulnerabilidade pode ser uma importante ferramenta para o gerenciamento de riscos. Esta pesquisa teve como objetivo, de modo geral, mapear as áreas de risco de inundação na bacia da Quintino, que é acometida por eventos adversos como alagamentos e inundações, que podem colocar a população residente em condições de vulnerabilidade e risco. O mapa da ameaça foi gerado a partir do Modelo Digital de Elevação – MDE com a utilização das seguintes classes: Alta Ameaça, Média Ameaça) e Baixa Ameaça. Para o mapeamento da vulnerabilidade aplicou-se a fórmula do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) com os seguintes indicadores: População Total (PT); População Infantil (PIN); População Idosa (PI); População Analfabeta (PA) e Renda (R). Para gerar o risco, os resultados da análise da ameaça e da vulnerabilidade foram espacializados e cruzados em software SIG. Para a análise e mapeamento do risco foi possível identificar que a mancha do Risco está em 40,33% do território da bacia, os bairros Jurunas (91,8%) e Condor (61,6%) são os que apresentam maior porcentagem de risco.

 

Biografia do Autor

Bruna Larissa Rosendo Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM (2015), com Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, pela Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA, sob orientação do Prof. Dr. Hernani José Brazão Rodrigues, com o título Mapeamento do Risco de Inundação da Bacia da Quintino no Município de Belém. Estagiou no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, no período de outubro de 2013 a julho de 2014, onde adquiriu experiência no software ArcMap desenvolvendo atividades como georreferenciamento de imagens de satélites, elaboração de mapas cartográficos, análise multitemporal do desmatamento no Estado do Pará, em unidades de conservação e terras indígenas, através de dados do PRODES para subsidiar operações de fiscalização, entre outros. Contribuiu com o monitoramento territorial da Amazônia, utilizando imagens de Radar ICEYE e Sentinel 1, como bolsista CNPq no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam. 

Hernani José Brazão Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1990), Especialização em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutorado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Foi Diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará por quatro anos (2011-2014), Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia-PPGGRD entre os anos de 2018 a 2021, onde também ministra disciplinas e orienta alunos a nível de mestrado; é conselheiro científico de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, atualmente é professor Titular do quadro permanente da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Instrumentação Meteorológica, Meteorologia Aplicada e Micrometeorologia. É pesquisador atuante em projetos de Pesquisa e Extensão e desenvolve estudos, principalmente em temas relacionados à Micrometeorologia de Manguezais, Radiação Solar, Balanço de Energia e Radiação em Floresta, Bioclimatologia, Incêndios Florestais, Minimização de riscos e Mitigação de desastres naturais em ambiente amazônico.

Flávio Augusto Altieri dos Santos, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), doutorado e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é analista em ciência e tecnologia - Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia exercendo o cargo de coordenado de hidrologia. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global, cartografia, sistema de informação geográfica e modelagem hidrologia.

Edson José Paulino da Rocha, Universidade Federal do Pará - UFPA

Edson Rocha, bolsista de produtividade 1D-CNPq, Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1979), com o doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2001). Atuou como Meteorologista no Projeto de Hidrologia e Climatologia da Amazônia - PHCA, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, no período de setembro de 1979 a junho de 1987. A partir de junho de 1987 iniciou sua carreira acadêmica como professor do Instituto de Geociências - IG da UFPA, onde exerceu funções de Coordenador do Curso de Meteorologia (janeiro de 1994 a dezembro de 1995) e Chefe do Departamento de Meteorologia (março de 2002 a fevereiro de 2004). No ano de 2005, desenvolveu a proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA, juntamente com pesquisadores da UFPA, Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária - EMBRAPA, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES e, iniciando a primeira turma do PPGCA em agosto de 2005, sob sua Coordenação (março de 2005 a março de 2006). Em setembro de 2006 foi convidado pela Casa Civil da Presidência da República para a Coordenação de Operações no Centro Regional de Belém do Sistema de Proteção da Amazônia - CR-Belém/SIPAM, assumindo a Gerência Regional do CR-Belém/SIPAM de dezembro de 2006 a março de 2008. Em agosto de 2010 retornou a UFPA, com participação mais ativa no PPGCA e, de março de 2014 a março de 2016 voltou a Coordenação do PPGCA. Em 2014, atendendo uma demanda induzida da CAPES a UFPA, apoiada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil- SENDEC/Ministério da Integração Nacional-MIN e da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento - SEPED do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, foi elaborada a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Riscos e Desastres da Amazônia - PPGGRD, aprovada em 2015, com a primeira turma iniciando em março de 2016, sob sua Coordenação, até março de 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-05

Edição

Seção

Artigos