Proposal for a geographic framework for the planning and management of Smart Campus: the UnB Campuses as a space for collaborative learning

Authors

Abstract

This study addresses the creation of a Volunteered Geographic Information (VGI) model to support the management of a Smart Campus. The goal is to provide validated information that allows decision-making by the entities responsible for maintaining the infrastructure and environmental areas of the Darcy Ribeiro Campus at the University of Brasília (UnB), as well as to present a replicable model for other campuses at different universities. Geospatial data were collected using the QuickCapture app and consolidated into an online database using a model built in Python. The research development was divided into three stages: defining the tools to be used, analyzing the data structure, and defining the consistency rules. A total of 671 points were collected, of which 658 were approved and 13 were rejected after applying the validation rules defined for this work. The objective was successfully achieved, demonstrating the feasibility of collecting, analyzing, and validating data from VGI.

Author Biographies

Fortunato Bernardo Zau Mpongo, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Geociências Aplicadas pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Geoprocessamento, engenheiro agrimensor, cartógrafo e desenvolvedor. Atuou como assistente de Topografia e Geodesia na Topocart e como desenvolvedor no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Atualmente atua como engenheiro júnior na empresa STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. Em 2014, foi um dos 500 selecionados de seu país (Angola) para bolsa de estudos de graduação fora do país (Brasil).

Edilson de Souza Bias, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Geografia  (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Possui pós-doutorado em Infraestrutura de Dados Espaciais pela Universidad Ort Uruguay. Atualmente é professor Associado IV do Instituto de Geociências da  Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase geoprocessamento, cartografia - básica, temática e digital, IDE - Infraestrutura de Dados Espaciais, aplicações com imagens de alta resolução espacial OBIA, modelagem de processos erosivos, análise integrada de bacias hidrográficas e planejamento Urbano. Atuou durante 26 anos na Companhia Energética de Brasília, onde participou do Núcleo de Implantação do GEOCEB - Geoprocessamento para a Gestão de Energia Elétrica da CEB. Na área docente atuou durante 8 anos na Universidade Católica de Brasília, no curso de Engenharia Ambiental. Foi agraciado em 2021 pela DSG - Diretoria do Serviço Geográfico do Exército com o prêmio Missão Cartográfica Austríaca (medalha e diploma).

Abimael Cereda Junior, Universidade de Brasília (UnB)

+

Rômulo José da Costa Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB) / Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB)

Geólogo pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). É Professor Associado III - DE da Universidade de Brasília. Coordenou o Núcleo Brasília do INCT do Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ, de 2009 a 2024. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo Brasília, no qual são estudados questões espaciais em apoio à compreensão e ao planejamento urbano e ambiental da Área Metropolitana de Brasília. Participa dos Grupos de Pesquisa Dimensão Morfológicas do Processo de Urbanismo-DIMPU e A Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo. Atua como professor no curso de graduação em Gestão Ambiental no campus Faculdade UnB Planaltina (FUP) e no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU/UnB), no qual é orientador de mestrado e doutorado; no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Transportes (PPGT/UnB); no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Unesp-UnB); e no Curso de Especialização Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (PPG-FAU/UnB). Pesquisa e publica nas áreas de Planejamento Urbano, Ambiental e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, planejamento espacial e sensoriamento remoto.

Patricia Lustosa Brito, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado na área de Informações Espaciais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) (Bolsa CAPES), com um ano de sanduíche na Louisiana State University, EUA (Bolsa CNPq). Possui pós doutorado na School of Engeneering da University of Birmingham, Reino Unido (Bolsa CAPES). Já trabalhou com planejamento e análise territorial na CONDER e Ministério das Cidades, em ONGs, em empresas e universidades privadas e atualmente é Professora Associada DE e coordenadora do Laboratório de Cartografia e SIG do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia. Foi coordenadora do curso de Pós graduação em Engenharia de Civil e coordenadora do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, ambos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Tem mais recentemente desenvolvido pesquisas na área de Analises espaciais para Saúde Pública (inclusive COVID-19), Mapeamento de favelas, Mapeamento colaborativo e comunitário, Sensoriamento remoto ambiental, do espaço urbano e de áreas vulneráveis, Infra estrutura de dados espaciais para universidades, Novas geotecnologias para mapeamentos e Análises territoriais relacionados a favela, recursos hídricos, desastres e megaeventos.

Published

2025-06-08

Issue

Section

Article