Proposta de um framework geográfico para o planejamento e gestão de Smart Campus: os Campi da UnB como espaço de aprendizagem colaborativa
Resumo
Este trabalho aborda a criação de um modelo de Informação Geográfica Voluntária (VGI) para apoiar o gerenciamento de um Smart Campus. O objetivo é fornecer informações validadas que permitam a tomada de decisão pelos órgãos responsáveis pela manutenção da infraestrutura e das áreas ambientais do Campus Darcy Ribeiro da UnB, além de apresentar um modelo replicável para outros campi de diferentes universidades. Dados geoespaciais foram coletados utilizando o aplicativo QuickCapture e consistidos em uma base online, empregando um modelo construído em linguagem Python. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em três etapas: definição das ferramentas a serem usadas, análise da estrutura dos dados e definição das regras de consistência. Foram coletados 671 pontos, dos quais 658 foram aprovados e 13 rejeitados após a aplicação das regras de validação definidas para este trabalho. O objetivo foi alcançado com êxito, demonstrando a viabilidade de coletar, analisar e validar dados provenientes da VGI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 GEOGRAFIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0