Análise de textos didáticos de Matemática: um mapeamento e uma proposta metodológica fundada numa perspectiva hermenêutica

Autores

  • Fábio Donizeti de Oliveira Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação Matemática. Metodologia. Textos Didáticos.

Resumo

Este artigo discute possibilidades metodológicas para a análise de textos didáticos na pesquisa em Educação Matemática, partindo de um mapeamento de produções sobre este tema desenvolvidas por Grupos de Pesquisa consolidados no panorama brasileiro. O levantamento e a análise dessa produção colaboram para situarmos o modo como este assunto tem sido considerado e, consequentemente, permite propor uma abordagem teórico-metodológica complementar/alternativa fundada num paradigma hermenêutico. Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia. Textos Didáticos.

Biografia do Autor

Fábio Donizeti de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro, cursou licenciatura em Matemática pela UNESP/Bauru. Atualmente é professor-substituto do Departamento de Matemática da UNESP/Bauru e da Universidade Paulista UNIP/Bauru. Participa do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e do Grupo de Iniciação Científica do GHOEM (IC-GHOEM). Sua dissertação discute a produção em Educação Matemática sobre livros didáticos, em especial, no que diz respeito à metodologia para a análise desse tipo de material.

Publicado

2010-05-27

Edição

Seção

ARTIGOS