Um Estudo da Criação e Desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renato Gomes Nogueira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Egressos. Formação Inicial. Licenciatura Curta. Mudanças curriculares.

Resumo

Este texto apresenta um estudo da história da Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Primeiramente, discutimos a criação e posterior federalização da Universidade e o percurso das Licenciaturas em Matemática nos seus diversos campus. Em seguida, analisamos especificamente a Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática, campus de Campo Grande, tendo como fonte as principais mudanças curriculares ocorridas em 30 anos e um levantamento da quantidade de seus egressos nesse período, bem como de sua atuação profissional. Para isso, foram consideradas fontes documentais diversas e respostas de egressos a questionários. Os resultados mostram que é preciso repensar a formação inicial tendo em vista a necessidade de professores para atuarem na Educação Básica. Palavras-chave: Egressos. Licenciatura. Mudanças Curriculares. História da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMS desde 1991. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa, 2d Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS Líder do GETECMAT - Grupo de Estudos em Tecnologia e Educação Matemática

Renato Gomes Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados

Renato Nogueira era professor da Universidade Federal da Grande Dourados e aluno do doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Faleceu em 2008.

Publicado

2015-04-13

Edição

Seção

ARTIGOS