<b>A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem</b>

Autores

  • Paulo Roberto Castor Maciel Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Tereza Fachada Levy Cardoso Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Palavras-chave:

Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional

Resumo

Resumo Esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa de função. Foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, criação de roteiro, pesquisa iconográfica, produção e edição de quatro vídeos e aplicação em sala de aula. Também foi construído um caderno de atividades para aprofundar a temática. Nas etapas relacionadas à construção dos vídeos, houve a participação de alunos de Ensino Médio. A intervenção foi realizada em uma turma de colégio estadual do Rio de Janeiro, do Ensino Médio. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas com a finalidade de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição dos vídeos e resolução do caderno de atividades, aplicou-se uma segunda avaliação objetiva, de modo a comparar os resultados, que depois foram analisados. Concluiu-se avaliando o que manter ou modificar no trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Educação Matemática. Função. História da Matemática. Tecnologia Educacional.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow (CEFET/RJ). Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Endereço para Correspondência: Centro de Ciência e Tecnologia, Rua Gonçalo de Castro, número 85, Alto, Teresópolis, CEP: 25960-090.

Tereza Fachada Levy Cardoso, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Endereço para correspondência: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Avenida Maracanã 229, sala E-502 - Maracanã - Rio de Janeiro, CEP: 20271-110.

Publicado

2015-01-05

Edição

Seção

ARTIGOS