<b>Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?</b>

  • Marcelo Camâra Santos
  • Maria Isabel Ramalho Ortigão
  • Glauco da Silva Aguiar Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)

Resumo

Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação do professor dos Anos Iniciais aos saberes a serem ensinados, tomando como base os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que descreve as expectativas de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, um questionário foi aplicado a 112 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas do estado de Pernambuco. A eles foi solicitado que indicassem o ano escolar em que a expectativa deveria ser abordada. Os resultados apontam que as expectativas mais indicadas são relativas a conteúdos presentes nos livros didáticos dessa etapa de escolarização. Revelam ainda que professores se sentem mais a vontade para opinar sobre expectativas que envolvem habilidades mais simples. Já habilidades mais complexas são as que recebem menos indicações por parte dos professores. Concluímos que essas habilidades possivelmente são pouco compreendidas pelos professores dos Anos Iniciais. Palavras chave: Expectativas de Aprendizagem. Relação ao Saber. Currículo de Matemática dos Anos Iniciais.

Biografia do Autor

Glauco da Silva Aguiar, Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)
Doutor em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Publicado
2014-08-31
Seção
ARTIGOS