METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO USO E SELEÇÃO DE HABITATS PELA ANTA (Tapirus terrestris) E PELO QUEIXADA (Tayassu pecari) NA FLORESTA COM ARAUCÁRIA, PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Gisley Paula Vidolin Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda
  • Daniela Biondi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA
  • Adilson Wandembruck Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda

Palavras-chave:

Método de parcelas. Anta, Queixada. Seletividade de habitats. Mamíferos. Amostragem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo testar a utilidade do método de parcelas amostrais para a obtenção de dados referentes ao uso e seletividade de habitats pela anta (Tapirus terrestris) e pelo queixada (Tayassu pecari). As análises foram conduzidas na Fazenda Lageado Grande (3.136,32 ha), localizada nos municípios de General Carneiro, Bituruna e Palmas, tendo como pontos de referência as coordenadas geográficas 26º18’11.75’’ de latitude sul e 51º35’58.94’’ de longitude oeste. A quantidade de parcelas a serem amostradas em cada tipo de habitat foi determinada mediante o Cálculo do Tamanho de uma Amostra Aleatória Simples. A partir desse cálculo foi estimada a necessidade de amostrar 400 parcelas, o que correspondeu a 14,36% do número total de quadrículas consideradas, e a 12,79% da área total da Fazenda. A verificação da intensidade de uso dos habitats pelos animais baseou-se na frequência de coleta de sinais de utilização. A estratégia de amostrar os habitats mediante a utilização de parcelas se mostrou eficaz e teve acesso facilitado pela malha viária existente na FLG. Também o tamanho das parcelas de 1 ha foi adequado para execução da amostragem no tempo previsto para realização das fases de campo; e o número de parcelas amostrais, definido em função da disponibilidade dos habitats na paisagem, possibilitou que a amostragem realizada fosse compatível com a real necessidade de amostras para se obter dados válidos em cada tipo de habitat.

Biografia do Autor

Gisley Paula Vidolin, Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda

Bióloga, Pesquisadora Doutora da Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda.

Daniela Biondi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

Engenheira Florestal, Dra. Professora Associada II do Departamento de Ciências Florestais - UFPR Área de Ecologia da Paisagem, Arborização Urbana, Paisagismo e Educação Ambiental.

Adilson Wandembruck, Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda

Pesquisador da Bio situ Projetos e Estudos Ambientais Ltda.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS