REFUNCIONALIZAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL E A NOVA RACIONALIDADE DA ORGANIZAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL EM NÚCLEOS URBANOS TOMBADOS

Autores

  • Everaldo Batista Costa USP

Resumo

Este artigo baseia-se na análise da refuncionalização do patrimônio cultural, no Brasil, à guisa da nova racionalidade do capital hegemônico global que se instala nos núcleos urbanos tombados através de estratégias de intervenção e produção do espaço urbano. Para tanto, resgatamos um referencial teórico a respeito do espaço geográfico, do turismo e do patrimônio cultural, de forma relacionada. Na transformação de seu valor cultural em valor de troca, ou seja, tornando o patrimônio um atrativo para a mercantilização do lugar, verifica-se que a organização sócio-espacial destes núcleos acaba por evidenciar a perversidade da globalização econômica, onde se intensificam o processo de segregação sócio-espacial e a banalização pela cenarização destes núcleos, a tônica crítica deste trabalho.

Biografia do Autor

Everaldo Batista Costa, USP

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (DETUR / UFOP). Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (DG /USP)

Publicado

2010-03-12

Edição

Seção

Artigos