INTEGRAÇÃO DO MÉTODO AHP E SIG COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO NÍVEL DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autores

  • Raylton Carvalho GOMES Universidade de Brasília - UnB
  • Edilson Souza BIAS Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.10236

Palavras-chave:

Geoprocessamento e análise ambiental

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal determinar o nível de conservação da bacia do Rio Melchior, DF, Brasil. Para isso, foi desenvolvido um modelo para identificação do nível de conservação dessa, com alternativas e critérios do meio físico e social. Os critérios e alternativas do modelo passaram por um processo de julgamento de pesos por meio do método multicritério Analytic Hierachy Process (AHP). Para auxiliar este método de avaliação e dos cálculos dos pesos atribuídos, foi utilizado o Software Expert Choice versão 3.01. Na elaboração do produto temático um mapa do nível de conservação utilizou a operação conhecida como álgebra de mapas, que faz uso de funções matemáticas com constante escalar ou o simples uso de uma operação aritmética. As operações algébricas com os mapas foram feitas de acordo com os pesos definidos e estabelecidos pelo AHP. Os resultados da integração do AHP e Sistema de Integração Geográfica (SIG) mostraram que as variáveis relacionadas ao meio físico (uso do solo, pluviosidade, pedologia e declividade) do meio social (água, esgoto e lixo) permitiram conhecer o Nível de Conservação Ambiental da Bacia. Dessa forma, as variáveis apresentadas no estudo foram eficientes para diagnosticar a fragilidade da bacia e fornecer indicativos para tomada de decisão.

Biografia do Autor

Raylton Carvalho GOMES, Universidade de Brasília - UnB

Raylton de Carvalho Gomes é Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Geociências Aplicadas. Experiência como docente, pesquisador, engenheiro ambiental e engenheiro de segurança do trabalho. Conhecimentos em gestão da qualidade, ambiental e de segurança do trabalho. Vivência em análise, auditoria (interna e externa) e acompanhamentos de programas ambientais e de segurança do trabalho, com foco nos aspectos técnicos, de gestão e administrativos das legislações nacionais e internacionais.

Edilson Souza BIAS, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Brasilia (1994), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Geografia Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto III da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase geoprocessamento, cartográfica, aplicações com imagens de alta resolução espacial, modelagem de processos erosivos, análise integrada de bacias hidrográficas e planejamento Urbano.

Downloads

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos