EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE AS COQUINAS-RESERVATÓRIO DA FORMAÇÃO LAGOA FEIA NO TREND BADEJO-LINGUADO-PAMPO, BACIA DE CAMPOS

Autores

  • Joel Carneiro de Castro UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE

Resumo

É feita uma análise da evolução dos conhecimentos sobre as coquinas-reservatório da Formação Lagoa Feia, com base em cinco publicações de geologia de desenvolvimento dos campos de Badejo, Linguado e Pampo. Trata-se de uma única acumulação, onde o controle é misto, ou seja, estrutural, estratigráfico e principalmente diagenético. Falhas antitéticas herdadas do rifteamento pós-basáltico exercem um importante papel no controle das coquinas, promovendo crescimento da seção nos blocos baixos, e servindo de conduto para a circulação de água meteórica, relacionada à discordância pós-coquina que promove dissolução e criação de porosidade secundária nas coquinas. A compreensão do modelo de acumulação do óleo é fundamental tendo em vista oportunidades para projetos de recuperação suplementar de óleo.

Biografia do Autor

Joel Carneiro de Castro, UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO - IGCE

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4416646800692691 Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista/Campus de Rio Claro. Avenida 24-A, 1515. Bela Vista. CEP 13506-900. Rio Claro, SP.

Downloads

Publicado

2007-01-29

Edição

Seção

Artigos