CRITÉRIOS USADOS NA DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE INFLUÊNCIAS, IMPACTOS E PROGRAMAS AMBIENTAIS EM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL DE USINAS HIDRELÉTRICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Dayane Nayara CARVALHO Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Milena Rodrigues BONIOLO Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Rafael Gonçalves SANTOS Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Ludmila Vianna BATISTA Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • André Aparecido MALAVAZZI Programa de Pós Graduação em Geografia - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univ. Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Fabio Augusto Gomes Vieira REIS UNESP
  • Lucilia do Carmo GIORDANO Bolsista Fundunesp – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univ. Estadual Paulista. Rio Claro, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.10424

Palavras-chave:

usinas hidrelétricas, áreas de influência, estudos de impacto ambiental

Resumo

A necessidade de ampliação da oferta de energia para o crescimento e desenvolvimento da economia é uma realidade crescente no nosso país. Porém, a expansão da energia proveniente de usinas hidrelétricas é um tema polêmico no que se refere a suas potencialidades, impactos gerados e metodologias utilizadas em seu licenciamento. Sendo assim, este trabalho procurou, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, formular uma síntese de forma a abranger as principais similaridades e diferenças nos Estudos de Impacto Ambiental de nove diferentes empreendimentos hidroelétricos. Verificou-se que os critérios utilizados para definição das áreas de influência foram similares em todos os nove estudos analisados, especialmente, entre os meios físico e biótico. Também foi observada a alta quantidade de impactos durante a fase de implantação e operação do empreendimento, o que indica a necessidade de maior atenção em relação aos programas e medidas ambientais adotados nessas fases. A diferença na frequência relatada de alguns impactos reflete a relação que estes tem com características locais da região e diferem, desse modo, de forma significativa. Também se verificou a falta de padronização para definição das áreas de influência e, especialmente, dos métodos de avaliação de impactos a serem usados no estudo. Portanto, esse artigo é uma contribuição no intuito de se discutir com mais ênfase os critérios adotados na elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental de Hidrelétricas

Biografia do Autor

Fabio Augusto Gomes Vieira REIS, UNESP

PROF. DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA APLICADA DA UNESP - CAMPUS RIO CLARO. ÁREA DE GEOTECNIA, GEOLOGIA DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Downloads

Publicado

2018-09-27

Edição

Seção

Artigos