AVALIAÇÃO DA DENSIFICAÇÃO DE UMA MISTURA DE ENROCAMENTOS PARA DIFFERENTES TEORES DE FINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.10909

Palavras-chave:

Enrocamento, Densificação, Barragem

Resumo

Tem sido introduzido no corpo do aterro de barragens de enrocamento teores de finos cada vez mais elevados, com rochas de qualidades inferiores. Entender o comportamento mecânico de enrocamentos é, antes de tudo, garantir a segurança dos seres que residem à jusante. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a densificação dos enrocamentos da Usina Hidrelétrica Machadinho, frente à influência da adição de finos e água, obtidos em equipamentos para ensaios de grande escala. Foram executados ensaios de caracterização e densificação, em equipamento com amostragem de 660mm de diâmetro e 700mm de altura, placa vibratória com controle de frequência, e diâmetros máximos de partículas introduzidas nos protótipos granulométricos de laboratório de 130mm. Foi verificado que a densificação de enrocamentos com teores elevados de finos é dificultada por tensões capilares, quando adiciona-se água ao material. Identificou-se ainda que, a introdução de litologias menos nobres no corpo de aterros de barragens deve estar associada a curvas granulométricas bem graduadas, de forma que sejam minimizados os efeitos de quebra de partículas.

Biografia do Autor

Murilo da Silva ESPÍNDOLA, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Auxiliar I em regime de dedicação exclusiva da UFSC, e aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, em nível de doutorado. Foi Professor Horista e Supervisor do Laboratório de Engenharia Civil da UNISUL. Tem experiência na área Geotécnica, com foco nos seguintes temas: Ensaios geotécnicos de Laboratório, comportamento mecânico dos solos, mapeamento geotécnico, Mecânica de Enrocamentos e instrumentação de ensaios.

Marciano MACCARINI, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) , mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) , doutorado em Engenharia Civil pela University of London (1987) e pós-doutorado pela Universidade de Durham (1997) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e Revisor de periódico da Soils & Rocks. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Geotécnica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica de Enrocamento, Solo Residual Indeformado, ENSAIOS DE LABORATORIO, SOLO ARTIFICIAL, RESÍDUOS INDUSTRIAIS.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos