VULNERABILIDADE AMBIENTAL À EROSÃO HÍDRICA NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO GUANABARA/ RESERVA DO CABAÇAL-MT BRASIL

Autores

  • Marcel do Nascimento CUIABANO Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus
  • Sandra Mara Alves da Silva NEVES Docentes do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus Cáceres.
  • Maria Cândida Moitinho NUNES Docente do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas
  • Milson Evaldo SERAFIM Docente e Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional - IFMT Cáceres.
  • Ronaldo José NEVES Docentes do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus Cáceres.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.11231

Palavras-chave:

geotecnologia, degradação do solo, uso da terra, atributos físicos.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a suscetibilidade à erosão como indicador de vulnerabilidade ambiental da sub-bacia do Córrego do Guanabara no município de Reserva do Cabaçal–MT. O mapa de erodibilidade foi elaborado através da associação dos tipos solos com classes de erodibilidade. A combinação do mapa de erodibilidade com o do fator topográfico originou o mapa de susceptibilidade à erosão. O mapa do potencial à erosão foi obtido pela combinação do mapa de susceptibilidade à erosão com o de uso atual da terra. Foram coletadas amostras, deformadas e indeformadas, na camada de 0,0-0,1m e 0,1-0,2m, em ambientes considerados como degradado, moderadamente degradado e natural. A sub-bacia apresenta predominância de Neossolos Quartzarênicos (62,06%), sendo que 91,90% de sua área se apresentam extremamente susceptíveis à erosão hídrica e 8,10% muito susceptível à erosão hídrica. A textura do solo não se diferiu nos ambientes estudados, porém demonstrou a predominância da fração areia, o que é característico desse tipo de solo. O ambiente natural apresentou maior quantidade de macroagregados estáveis em água. A análise de vulnerabilidade se torna importante, pois fornece informações sobre a maior ou menor susceptibilidade de um ambiente ao processo de erosão, fornecendo ferramentas para o adequado planejamento, uso e ocupação do solo.

Biografia do Autor

Marcel do Nascimento CUIABANO, Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus

Graduado em Engenharia Agronômica da Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus Cáceres.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos