IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES PLUVIOMÉTRICAS HOMOGÊNEAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ

Autores

  • Maria Gabriela Louzada MALFATTI Universidade Federal do ABC
  • Andréa de Oliveira CARDOSO Universidade Federal do ABC
  • Diana Sarita HAMBURGER Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.11564

Palavras-chave:

Estações Pluviométricas, Regiões Homogêneas, Análise de Agrupamento, e Interpolação de dados

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar regiões pluviométricas homogêneas na bacia hidrográfica do Rio Paraná, por meio da técnica de análise de agrupamento (cluster). Foram utilizados dados diários de precipitação de 789 estações pluviométricas no período de 31 anos (1980 a 2010). Como a distribuição espacial dos dados de precipitação é irregular, a interpolação dos dados contribuiu no preenchimento dos dados nos locais não amostrados. O método da Krigagem ordinária foi utilizado para este fim, sendo que o modelo exponencial se apresentou como o mais indicado, por apresentar os menores erros. A partir desta análise, foi possível identificar grandes faixas que apresentam padrões semelhantes de precipitação na área de estudo. A interpolação dos dados auxiliou na definição mais detalhada de regiões homogêneas de precipitação, pela análise de cluster. Obtendo oito regiões com comportamentos pluviométricos distintos: as regiões ao sul da bacia, apresentam menor variação ao longo dos meses do ano, com picos na primavera e outono, enquanto que as regiões ao norte e central da bacia, apresentam um ciclo anual bem definido, caracterizado por uma estação seca no inverno e uma estação chuvosa no verão.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Louzada MALFATTI, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2012), graduação em Engenharia Ambiental e Urbana pela Universidade Federal do ABC (2013) e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do ABC (2016). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Modelagem Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões climáticos, previsão de vazão e modelagem ambiental.

Andréa de Oliveira CARDOSO, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2005). Trabalhou com previsão climática e avaliação de modelos junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e na área de aplicação de previsões meteorológicas à estimativa de produtividade agrícola, no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Possui experiência em pesquisa aplicada a área de geração de energia elétrica, participando da área de pesquisa da empresa Delta Energia, realizando análises e previsões hidrológicas associadas ao clima. Atualmente, é professora na Universidade Federal do ABC (UFABC) onde desenvolve pesquisa e ministra aulas de Climatologia e Hidrologia ao curso de Engenharia Ambiental e Urbana. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia, agrometeorologia, teleconexões, desenvolvimento de modelos empíricos de previsão, avaliação e correção de modelos, estudos de variabilidade climática e eventos extremos.

Diana Sarita HAMBURGER, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Administração Pública pelo Fundação Getulio Vargas - SP(1985), graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo(1986), especialização em Ideologias Y Temas de Actualidad pela Universidad Alcalá de Henares(1987), especialização em Training On Assessment and Mapping of Deforestatio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(1992), especialização em Programa de Estudos Em Redistribuição da População pela Universidade Estadual de Campinas(2000), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(1993) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal do ABC e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Atuando principalmente nos seguintes temas:Rede Urbana, Geoprocessamento, Distância, Análise espacial.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Artigos