ANÁLISE DA VULNERABILIDADE À EROSÃO COSTEIRA ATRAVÉS DE GEOINDICADORES NAS PRAIAS DE PIEDADE E PAIVA (PE), BRASIL

Autores

  • Athos Farias MENEZES Universidade Federal de Pernambuco
  • Pedro de Sousa PEREIRA Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Mikosz GONÇALVES
  • Tereza Cristina Medeiros de ARAÚJO UFPE
  • Paulo Henrique Gomes de Oliveira SOUSA UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.11819

Palavras-chave:

vulnerabilidade, erosão costeira, gestão integrada da zona costeira, sensoriamento remoto, sistema de informações geográfica (SIG)

Resumo

A erosão costeira é um fenômeno natural encontrado em diversos ambientes litorâneos, no entanto, a ocupação antrópica desordenada nesses locais pode acarretar a potencialização de processos erosivos. As praias de Piedade e Paiva estão localizadas no litoral do Estado de Pernambuco. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a vulnerabilidade à erosão costeira analisando dez indicadores, sendo eles: morfologia das praias; posição da linha de costa; configuração das dunas no ambiente praial; exposição às ondas; presença de rios ou canais; superfície do terreno; presença de vegetação; presença de obras de engenharia costeira e estruturas de contenção; grau de ocupação; e permeabilidade do solo. Como materiais foram utilizados imagens de satélite de alta resolução e um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Na parte metodológica cada geoindicador foi avaliado quanto a sua ausência ou presença nas praias estudadas, sendo estas divididas em três setores (Norte, Central e Sul). O setor Norte da praia de Piedade foi o que obteve como resultados o maior valor do índice de vulnerabilidade à erosão costeira igual a 8,0 encontrando 57,8% de ocupação. Enquanto que o setor Sul da praia do Paiva apresentou valor igual a 3,0, com 57,8% de vegetação, respectivamente.

Biografia do Autor

Pedro de Sousa PEREIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Rodrigo Mikosz GONÇALVES

Atualmente é professor adjunto IV e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da UFPE.

Tereza Cristina Medeiros de ARAÚJO, UFPE

Docente do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Henrique Gomes de Oliveira SOUSA, UNILAB

Atualmente é Professor Visitante do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Artigos