MAPEAMENTO DO RISCO DE PREJUÍZO COMO MEDIDA DE GESTÃO E ADAPTAÇÃO ÀS INUNDAÇÕES

Autores

  • Amanda Wajnberg FADEL Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Fernandes MARQUES Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus do Vale: Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP 91501-970 - Porto Alegre – RS.
  • Joel Ayruch GOLDENFUM Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus do Vale: Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP 91501-970 - Porto Alegre – RS.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.11822

Palavras-chave:

risco de prejuízo, gestão de risco de inundações, mapeamento de inundações, medidas de adaptação

Resumo

No Brasil, é frequente a abordagem de “gestão de crise” ao lidar com eventos de cheias; enquanto que as medidas preventivas são mais raras. A avaliação do risco de prejuízo é um aspecto importante ainda não incorporado nas análises de investimentos desse controle, sem o qual torna-se difícil identificar medidas que sejam eficazes sem onerar excessivamente o município ou os usuários. O presente artigo incorpora o risco de prejuízo às metodologias já existentes de estimativas do dano por profundidade de submersão, agregando um ponderador de frequência de recorrência desse dano. Foram utilizados simulação hidráulica e avaliação econômica, possibilitando relacionar a frequência de um evento às profundidades de submersão da mancha de inundação e características socioeconômicas de cada área. Os resultados permitem concluir que em áreas urbanas com densa ocupação consolidada, mesmo com menor magnitude da inundação, o risco pode ser elevado, justificando ações prioritárias para sua mitigação. Já para as localidades mais afastadas do rio, tanto probabilidade quanto ocupação diminuem, reduzindo consequentemente o risco, devido à menor exposição da população ao perigo. Esses resultados estão diretamente relacionados com as características de relevo e o padrão de ocupação, que determinam a caracterização dos danos da planície de inundação da região.

Downloads

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos