APLICAÇÃO DO MÉTODO WTF NO ESTUDO DA VARIAILIDADE DA RECARGA EM AQUÍFERO URBANO

Autores

  • Camila Angelica BAUM Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0001-5045-2652
  • Malva Andrea MANCUSO Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rafael Renato FRITZEN Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.11903

Palavras-chave:

Recarga, Águas Subterrâneas, Método WTF, Aquífero Urbano

Resumo

A expansão dos espaços urbanos causa diversos impactos ao meio ambiente, sendo a alteração da recarga de aquíferos um dos componentes hidrológicos mais afetados. Apesar do aporte de recarga por fontes não contínuas, como vazamentos de águas de abastecimento e esgoto, a impermeabilização provoca diminuição das áreas permeáveis, dificultando a infiltração das águas pluviais. O presente trabalho visa estimar a recarga direta (reserva reguladora) de origem natural em área urbana e avaliar sua variabilidade espacial, utilizando como estudo de caso a cidade de Frederico Westphalen. A estimação da recarga foi realizada para o período de um ano, por meio da aplicação do método WTF, utilizando dados de monitoramento pluviométrico e o monitoramento hidrogeológico, realizado com periodicidade mensal em treze poços localizados em lotes urbanos. A recarga total estimada na área foi de aproximadamente 245,57 mm/ano, correspondendo a 9,46% da precipitação total (2.596,8 mm), sendo observado que, quanto maior a espessura da camada não saturada, maior a taxa de recarga quantificada. Os resultados apresentados fornecem subsídios para a gestão das águas pluviais urbanas, além de demostrarem a necessidade urgente de ampliação e preservação das áreas permeáveis em zonas urbanas.

Biografia do Autor

Camila Angelica BAUM, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Engenheira Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015), Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Malva Andrea MANCUSO, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado e doutorado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (São Paulo, 1996, 2002) e Pós Doutorado desenvolvido no Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC (Portugal, 2008-2012). Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (1999-2010). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Federico Westphalen.

Rafael Renato FRITZEN, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Estudante de Engenheira Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos